Publicado em 18/01/2021 às 11:48
2ª CRS já está preparada para a distribuição das vacinas aos municípios
Com a autorização das vacinas pela Anvisa, o Rio Grande do Sul, que irá receber 341.800 doses já está com toda a logística de distribuição das doses organizada, conforme explica a coordenadora regional da 2ª Coordenadoria Regional de Saúde (2ª CRS), com sede em Frederico Westphalen, Marly Vendruscolo.
– É importante dizer que já estamos preparados, que as equipes de saúde dos municípios já foram capacitadas, que as agulhas e seringas já foram distribuídas e que, já nesta terça-feira, 19, a regional deve mandar um carro para buscar as doses de vacina destinadas aos municípios da nossa abrangência – disse.
Vacinação nos municípios
A expectativa da coordenadora é que na quinta-feira se inicie a vacinação da população. “Com a chegada aqui na sede da 2ª CRS imediatamente iniciamos a distribuição aos municípios que já podem começar a vacinar a população porque está tudo pronto”, destacou.
Os primeiros a receberem as doses das vacinas serão idosos que vivem em asilos, idosos fora desses lares escalonados por faixa etária (mais de 80 anos; de 75 a 79 anos; de 70 a 74 anos), indígenas, quilombolas, e profissionais da saúde, principalmente os que atuam na linha de frente de combate a Covid-19.
A 2º coordenadoria ainda não sabe a quantidade de doses destinadas à região, porém, de acordo com Marly será considerado os grupos prioritários e o número estimado de pessoas a serem vacinadas.
Segunda dose
A coordenadora garante, ainda, a aplicação da segunda dose aos pacientes e também reforça que a regional não receberá a totalidade das vacinas, neste momento. “Tanto o Ministério da Saúde, quanto a Secretária Estadual estão organizados para que essas pessoas consigam fazer a segunda dose sem prejuízo, esse é, também, um dos motivos pelos quais o número de pessoas vacinadas neste primeiro momento será menor. O esquema, aqui no Rio Grande do Sul, será exatamente o mesmo utilizado para a distribuição das vacinas da gripe, por exemplo, a gente não receberá todas agora, vamos ir buscando conforme for liberado pelo nível central”, explicou Marly.
O governador gaúcho, Eduardo Leite, está em São Paulo onde recebe as 341.800 doses disponibilizadas para o Estado. No Rio Grande do Sul, a primeira dose deve ser aplicada por volta das 18h, em um profissional de saúde do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.