Publicado em 09/08/2024 às 15:39
3º Mamaço acontece neste sábado em FW
O Mamaço faz parte de um movimento internacional que começou em 2012 e consiste em reunir diversas mães que amamentam para o fazerem atividades juntas, incluindo amamentar seus filhos e em Frederico Westphalen, neste ano, chegamos a 3º edição do ato que tem o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância do aleitamento materno.
A atividade em Frederico Westphalen, neste ano, será no Parque Municipal Arcangelo Buzatto, o parque da Faguense, neste sábado, 10 de agosto, a partir das 15h30. Toda a comunidade está convidada, especialmente as mamães que estão amamentando, gestantes, puérperas, famílias, profissionais da saúde e pessoas que apoiam a amamentação.
A enfermeira especializada em aleitamento materno, Graziela Piovesan, é a idealizadora do evento e explica a importância desta ação. "A recomendação da Organização Muncial da Saúde é que a amamentação seja exclusiva até os seis meses pois o leite é vivo, ele vai se adequando de acordo com com as necessidades do bebê, mesmo qunado ele está com alguma infecção por exemplo. A amamentação tem tantos benefícios que não há uma data limite é até quando desejar", explicou.
Neste ano a Campanha do Agosto Dourado e Semana Mundial da Amamentação tem como tema "Amamentação, apoie em todas as situações", a iniciativa de conscientização está alinhada aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável voltados à garantia da sobrevivência e ao bem-estar das crianças. O foco é a redução das desigualdades relacionadas ao apoio à amamentação. A pasta anuncia, ainda, o desenvolvimento do Programa Nacional de Promoção, Proteção e Apoio à Amamentação.
Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS) e o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), em torno de seis milhões de vidas de crianças são salvas a cada ano por causa do aumento das taxas de amamentação exclusiva até o sexto mês de vida. Em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), a realização da Semana Mundial da Amamentação defende que a população seja informada sobre as desigualdades no apoio e prevalência da amamentação e o Mamaço tem, esse objetivo.
Programação
Na programação haverá roda de acolhimento e troca de experiências e vivências entre mães que amamentam com mediação da Graziela, orientações de profissionais da saúde, pintura facial, de mama e barriga, sorteio de brindes de mães empreendedoras e ainda registros fotográficos com Sandri’s Fotografia.
É importante levar cadeira, almofada, tapete para se acomodar.
Banco de leite
Uma ação complementar que também está sendo organizada pela enfermeira é a doação de leite materno para o banco de leite de Ijuí para bebes prematuros. "Aproveito para divulgar que realizamos a coleta de aleitamento materno para a doação ao banco de leite de Ijuí, e nesse dia 16 vamos levar lá para o banco de leites. Então quem quiser fazer a doação que tem leite sobrando e acha que pode ajudar essas crianças entra em contato comigo que eu auxilio na forma correta de realizar essa doação", comentou
Mais informações pode contatar com a Graziela pelo telefone WhatsApp (55) 99669 2203.