Atualizado em 05/04/2024 às 16:42
Brasil passa a ofertar a vacina contra o HPV em dose única
A partir de agora, a vacina contra o HPV, papilomavírus humano, principal causador do câncer de colo de útero, passa a ser aplicada em dose única. Até então, o esquema vacinal era feito em duas aplicações do imunizante, com intervalo de seis meses. A recomendação vale para crianças e adolescentes de 9 a 14 anos.
O novo esquema de dose única foi anunciado pela ministra da Saúde, Nísia Trindade. "Agora temos mais vacinas para proteger a nossa população contra os riscos trazidos pelo HPV. Usar somente uma dose segue recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS)", disse.
Segundo a OMS, a adoção da dose única pode auxiliar no aumento da cobertura vacinal.
A ministra pediu que estados e municípios façam uma busca ativa por jovens com até 19 anos, que ainda não receberam sequer uma dose do imunizante, para que sejam vacinados.
No Brasil, a vacina contra o HPV é distribuída, gratuitamente, para meninas e meninos de 9 a 14 anos, além de pessoas vivendo com HIV e vítimas de abuso sexual.
De acordo com o Ministério da Saúde, cerca de 10 milhões de brasileiros estão infectadas pelo HPV. E a estimativa é que a cada ano surjam no país 700 mil casos novos dessa infecção, que é transmitida principalmente através de relação sexual.
Os já vacinados
Crianças e adolescentes com idade entre 9 e 14 anos que receberam apenas uma dose da vacina contra o HPV passam a ser classificados pelo Ministério da Saúde, a partir de agora, como plenamente vacinados.
*Com informações Agência Brasil