Publicado em 03/02/2021 às 18:29
Câmara e Senado avaliam criação de novo auxílio emergencial
Dois dias após eleitos, os novos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco, e da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, firmaram um compromisso, nesta quarta-feira, 3, para avaliar a criação de um novo auxílio emergencial. Eles querem também encontrar saídas legislativas para acelerar a vacinação contra a Covid-19 no país e colocar em andamento as reformas tributária e administrativa.
Sobre o possível novo auxílio emergencial, o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que ele deve respeitar o teto de gastos, mecanismo que impede o aumento de despesas da União. "Avalair alternativas de oferecer segurança financeira, atravez de auxilio emergencial, para brasileiros e brasileiras que estejam enfrentando a miséria em razão da falta de oportunidade causada pela pandemia", disse.
Os presidentes de ambas as Casas ainda se comprometeram a colocar em andamento, além das reformas tributária e administrativa, as PECs dos Fundos Públicos, Emergencial e do Pacto Federativo, as três de iniciativa do Executivo.
Após anunciar as prioridades do Legislativo, os presidentes da Câmara e do Senado se reuniram com o presidente Jair Bolsonaro, que destacou o novo entendimento entre os poderes da república e apresentou uma lista de projetos que gostaria de ver aprovados. Bolsonaro não informou quais projetos foram apresentados aos chefes do Legislativo. "Assuntos voltados a pandemia, economia, saúde e reforças do estado", pontuou.
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, disse que todas as medidas apresentadas por Bolsonaro seriam levadas aos colégios de líderes para avaliação.