Publicado em 23/11/2020 às 16:54
Cresol participa da Semana Nacional da Educação Financeira
O ano de 2020 abalou as estruturas de muitas famílias. Com o impacto econômico da pandemia de Covid-19, teve empresa fechando e gente perdendo o emprego. Por isso, a Semana Nacional de Educação Financeira traz o tema “Resiliência financeira: como atravessar a crise?”. A ideia é discutir caminhos de superação.
A Cresol, mais uma vez, é parceira e participa da Semana com várias atividades, inclusive, o lançamento de um canal específico para tratar do assunto. "Fornecer soluções financeiras com excelência faz parte da missão da Cresol. Somos um sistema de cooperativas de crédito interessado no desenvolvimento dos cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade. A educação financeira é parte desse processo. Quando um indivíduo faz escolhas acertadas, consegue crescer com muito mais facilidade. E isso gera impactos positivos para todos ao redor, já que mais renda incentiva ao consumo, ativa a economia e, logo, cria novos empregos", salientou o presidente da cooperativa de crédito, Cledir Magri.
Pensando nisso, agora a Cresol tem um portal exclusivo da Educação Financeira, um canal que fomenta o desenvolvimento de uma relação responsável e sustentável com o dinheiro. Assim, damos mais um passo importante rumo a uma sociedade mais próspera e justa. Acesse o site da Educação Financeira para ficar por dentro da programação, lá também tem dicas de educação financeira para você aprender a gastar bem e a poupar mais.
O que é a Semana Nacional de Educação Financeira
Realizada desde 2014, a Semana Nacional de Educação Financeira (ENEF) é um evento do Fórum Brasileiro de Educação Financeira (FBEF). A iniciativa tem o objetivo de disseminar esse tema em todo o país, num movimento que também visa ao fortalecimento da cidadania. Para tanto, são conduzidas diversas ações gratuitas.
Somente no ano passado, ocorreram mais de 14 mil atividades, alcançando um público superior a 70 milhões de pessoas. Embora a possibilidade de encontros presenciais esteja restrita, devido aos protocolos de segurança sanitária, as reuniões on-line permitem que a edição 2020 da Semana ENEF repita o sucesso.
Participam do FBEF entidades como o Banco Central do Brasil, a Comissão de Valores Mobiliários e o Ministério da Educação. Além desses organizadores, outras instituições também podem inscrever ações na programação oficial, consolidando ainda mais a busca por uma educação financeira e previdenciária de qualidade em todo o território brasileiro.
Por que educação financeira?
Educação financeira significa ter uma relação saudável com o dinheiro. A pessoa aprende a economizar e a planejar as despesas, de forma que as decisões de consumo se tornem mais acertadas. Assim, ainda é possível juntar uma grana para investir em novos projetos, como diversificar o patrimônio, montar o próprio negócio ou bancar os estudos dos filhos.
Acontece que muitas pessoas não sabem equilibrar as finanças. Elas se envolvem demais com os gastos imediatos e se esquecem de poupar. Dessa forma, perdem a perspectiva das necessidades de longo prazo. Ou seja: fica mais difícil realizar sonhos que envolvam acúmulo de capital.
A Semana ENEF 2020 está aí para mudar o cenário. A ideia é fazer o cidadão entender os fatores que influenciam suas escolhas financeiras. Como consequência, o indivíduo conquista melhores condições para enfrentar emergências e momentos difíceis da vida – justamente o que vem acontecendo agora, em função da pandemia.
Programação da Semana 2020
A sétima edição da Semana Nacional de Educação Financeira acontece de 23 a 29 de novembro de 2020. Como já dito, o tema do evento será a resiliência financeira, isto é, a capacidade de atravessar a crise.
Neste ano tão atípico, atividades econômicas foram paralisadas e vários trabalhadores tiveram de se reinventar. Um resultado da conjuntura foram as flutuações de renda: o orçamento de diversas famílias minguou, exigindo soluções criativas para manter as contas em dia.
É de olho nessas estratégias que a programação da Semana ENEF 2020 se forma. Estão previstas ações gratuitas de educação financeira, securitária, previdenciária e fiscal, promovidas por entidades públicas e privadas. A lista inclui oficinas, palestras e muita conversa com especialistas.
A agenda completa fica disponível no site oficial do evento. Para facilitar a busca, você pode filtrar as atividades por formato, tipo (presencial, on-line ou misto), estado e organizador, entre outros critérios. Quem tiver interesse em apoiar a causa também pode cadastrar a própria iniciativa na programação.