Atualizado em 06/04/2021 às 22:37
DP de Palmeira das Missões é uma Delegacia amiga dos animais
Em cerimônia virtual na tarde desta segunda-feira, 5, a Delegacia de Polícia de Palmeira das Missões recebeu o Selo de Delegacia Amiga dos Animais, conferido a 15 Delegacias de Policia do Estado que terão equipes voltadas ao enfrentamento a crimes de maus-tratos a animais.
O lançamento do projeto contou com a presença do Presidente da Assembleia Legislativa, Deputado Gabriel Souza; Chefe de Polícia do Estado, Delegada de Polícia Nadine Anflor; Prefeito Municial de Palmeira das Missões, Evandro Massing; Secretário do Planejamento e Meio Ambiente, Alfredo Rodrigues de Avila; Vereador Gabriel Pereira; Delegada de Polícia Regional, Aline Dequi Palma; Delegada de Polícia titular da DP de Palmeira das Missões, Cristiane Van Riel Santos e diversas outras autoridades.
De iniciativa da Chefia de Polícia, o projeto tem por objetivo atender uma demanda antiga dentro da Instituição e surge menos de meio ano depois da aprovação da lei que aumenta a punição para o crime de maus-tratos contra cães e gatos para 2 a 5 anos de reclusão, além de multa e proibição da guarda do animal.
A Delegada Nadine Anflor, Chefe de Polícia, prevê que "outros cartórios especializados devem ser implementados com o tempo, à medida em que mais delegacias do Rio Grande do Sul passem a aderir ao projeto".
A legislação protege animais silvestres, domésticos ou domesticados, nativos ou exóticos, incluindo cães e gatos, que, aliás, por serem os animais mais comuns em residências são as principais vítimas. Agredir fisicamente, deixar sem comida ou água, sem abrigo adequado ou não procurar um médico veterinário em caso de doença do animal configura maus-tratos.