Publicado em 05/03/2024 às 12:20
Estado disponibilizou quatro camionetes para fumacê na região
A secretária de Estado da Saúde (SES) disponibilizou para a 2º Coordenadoria Regional de Saúde, (2º CRS), quatro camionetes equipadas com fumacê para realizar o trabalho de controle da população adulta do mosquito Aedes aegypti, devido à grande incidência de casos de dengue na região.
De acordo com a coordenadora da saúde na região, Marly Vendrusculo, o trabalho das equipes inicia nesta terça-feira, 5 de março, às 17 horas em Frederico Westphalen, a aplicação do inseticida deverá ser feita em todo o território do município. Após isso, os veículos seguem para Tenente Portela e Três Passos. “A equipe irá trabalhar, primeiramente, em Frederico Westphalen, mas ficará conosco duas semanas, devido ao aumento de casos da doença na nossa região”, comentou.
Marly ainda faz um chamamento para que a população também atue no combate aos criadouros do mosquito. “O fumacê elimina os mosquitos adultos, alados, precisamos de um trabalho coletivo, de cada um e cada uma na eliminação dos criadouros, tivemos chuva nos últimos dias, então convoco todos para que façam a revisão na volta das suas casas eliminando os locais com água acumulada. O combate a dengue é de todos”, destacou.
Uma reunião, com as equipes de saúde, da Secretaria Municipal de Frederico Westphalen, Unidade de Pronto Atendimento (UPA) e Hospital Divina Providência (HDP), está sendo organizada para a primeira hora da tarde, a fim de otimizar o atendimento dos pacientes com diagnostico e suspeita da doença.
O fumacê
O fumacê é uma forma emergencial e complementar às demais técnicas utilizadas de enfrentamento ao mosquito. Um equipamento presente na carroceria de uma camionete emite uma “nuvem” de fumaça com baixas doses de agrotóxico em direção às residências, para eliminar a maior parte dos mosquitos adultos presentes na região.