Atualizado em 05/07/2023 às 11:26
Família de Caiçara realiza “vakinha” para cirurgia de menina de 13 anos
Ao auxiliar nas atividades do dia a dia como pentear os cabelos e vestir, Clarice Neske dos Santos e Valdecir dos Santos, pais de Tamires Neske dos Santos, perceberam algumas mudanças na postura da menina aos 9 anos de idade. Na ocasião, a família foi em busca de médicos e recebeu o diagnóstico: escoliose idiopática.
Muito empenho, profissionais da área da saúde e procedimentos foram realizados para que Tamires pudesse tratar a escoliose. De acordo com Valdecir, a escola de Tamires auxiliou adquirindo uma cadeira especial para que ela pudesse assistir as aulas com mais qualidade. “Conseguiram a cadeira para que ela não precisasse parar de estudar. Além disso, as colegas dela ajudam a carregar o material escolar quando ela desce do ônibus até a sala de aula, e nós do ônibus para a casa. É um gesto muito bonito”, comenta.
A família buscou o procedimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS), iniciando um processo no Estado para realizar a cirurgia sem custos. Com a resposta negativa do Estado, os pais de Tamires buscam agora na esfera federal a cirurgia da filha, o que pode demorar e agravar o caso.
“A doença vai evoluindo e pode prejudicar ainda mais, causando mais dores e problemas nos órgãos internos”, comenta ele. Por ser uma cirurgia com necessidade de ser realizada o mais breve possível, os pais da menina criaram uma “vakinha online” para arrecadar o dinheiro.
“Se cada pessoa puder doar um pouquinho conseguimos o valor. É aquele trabalho de formiguinha, em que aos poucos, cada um fazendo a sua parte, vamos poder realizar a cirurgia”, completa ele.
A “vakinha” pode ser acessada neste link, ou você pode entrar em contato pelos telefones (55) 9.8466-0553 ou (55) 9.9653-3736
Confira a entrevista ao Grupo Chiru na manhã desta quarta-feira, 05: