Publicado em 19/08/2020 às 17:30
Fazenda Cristo Rei 20 anos lutando contra a dependência química e alcoolismo
Uma ideia que surgiu a partir da Campanha da Fraternidade de 2000, dignidade humana e paz, Novo milênio sem exclusões, reforçada em 2001, onde o tema e lema era Vida sim, drogas não! Surgiu a Comunidade Terapêutica Cristo Rei em Frederico Westphalen, que completa 20 anos neste mês de agosto.
Com capacidade para receber até 24 pacientes, a comunidade conta com 10 leitos destinados ao Sistema Único de Saúde (SUS) sendo referência no tratamento de pacientes com dependência química (álcool e drogas) para toda região. “Nosso espaço é destinado a pessoas do sexo masculino, acima de 18 anos para internação voluntária e que esteja limpo, para que não tinha crises graves de abstinência”, explicou a assistente social do local, Luciane Locatelli Zanatta.
Atualmente, a fazenda, que fica as margens da ERS-150, Km 5, na saída para Caiçara, está com 12 internos realizando tratamento.
Como ingressar na Fazenda
A porta de entrada são os Centros de Atendimento Psicossocial (Caps) e/ou Secretaria de Saúde dos municípios. Eles referenciarão para a desintoxicação que será feita em um dos hospitais habilitados, na região o tratamento é oferecido em Frederico Westphalen, Palmitinho, Iraí, Caiçara, Tenente Portela e Jaboticaba. O processo de desintoxicação dura de 21 a 30 dias.
– Após a desintoxicação, a grande maioria manifesta o interesse de seguir o tratamento aí é que entram as comunidades terapêuticas como a nossa, que tendo vaga recebe pacientes pelo SUS, com custo somente da medicação e do material de higiene ou particular, no valor de um salário mínimo por mês – comentou a assistente social.
O tratamento
A permanência na comunidade dura em média 12 meses sendo que por seis meses o paciente permanece internado saindo só para consultas médicas e perícias e nos outros seis meses é feito o trabalho de reinserção social em que o paciente fica uma semana no convívio familiar e 21 dias na comunidade.
O trabalho realizado na Fazenda Cristo Rei tem como principal característica a laborterapia que combina terapia de recuperação com atividades. “Na fazenda tudo são eles que fazem desde o cuidado com os animais até a limpeza e o preparo dos alimentos e, eles têm uma rotina, que inicia com arrumar a sua cama, hora da higiene, hora do chimarrão, horários para alimentação e para o trabalho dentro dos setores”, comentou Luciane.
Além do cuidado com profissionais - Assistente Social, Psicólogo, Agentes terapêuticos (monitores) e Médico que atende uma vez ao mês o espaço conta com os grupos de apoio: AE – Amor Exigente , AA – Alcoólatras Anônimos e Agentes Espirituais, além de voluntários e estagiários da área da saúde.
Mais informações ou agenda de visitas para conhecer a estrutura da comunidade podem ser feitas pelo telefone: (55) 3744-1161
Como ajudar
Mantida com a ajuda da comunidade a Fazenda Cristo Rei recebe alimentos, roupas e agasalhos masculinos, cobertores, roupas de cama, travesseiros também doações em dinheiro que podem ser feitas por meio de depósito bancário ou entregue direto na sede da entidade.
Comunidade Terapêutica Fazenda Senhor Jesus Cristo Rei
CNPJ: 05.087.650.0001-30
Banco do Brasil
Agencia. 0680.7
Conta.10.821.9