Publicado em 07/10/2020 às 11:27
IEE 22 de Maio de Palmitinho está se adequando para retorno as aulas presenciais
O governo do Estado do Rio Grande do Sul, através da Secretaria Estadual de Educação convocou todos os professores para retomarem as atividades profissionais a partir da última segunda-feira, 05 de outubro, visando um possível retorno as aulas presenciais nos próximos dias.
Diante da medida, todas as escolas do Estado estão se adequando para poder receber com segurança os alunos, mesmo com várias entidades representativas sendo contrárias ao reinício das aulas presenciais.
Para falar sobre esse assunto, esteve participando na manhã desta quarta-feira, 07 de outubro, do programa Manhã News da 104,3 FM, a diretora do Instituto Estadual de Educação 22 de Maio de Palmitinho, Inês Regina Prestes Bisognin.
De acordo com ela, ainda não existe uma data definida para o retorno das aulas presenciais para os alunos, porém a volta se dará de forma gradual. Nesse momento, estão retornando as atividades os servidores e professores que atuam no ensino médio. Já na próxima semana os docentes do ensino fundamental (anos finais) e a partir do dia 19 de outubro os professores do ensino fundamental (anos iniciais).
Em um primeiro momento, os docentes estão tendo metade da carga horária cumprida na instituição e o restante em casa com aulas remotas através do sistema híbrido de ensino. Também está sendo estudado nessa semana o Plano de Contingência, elaborado ainda no mês de julho e a escola está adequando seu espaço físico para que os alunos sejam recebidos de maneira segura.
Inês lembra que o retorno das atividades somente pode ocorrer se a região estiver na bandeira de cor laranja ou amarela no sistema de distanciamento controlado do governo do Estado. Até o final de semana devem chegar a escola os EPIs – Equipamentos de Proteção Individual, incluindo máscaras, álcool gel e termômetros digitais.
Por fim, a diretora lembra que todos os pais ou responsáveis pelos alunos deverão comparecer na escola para assinar o Termo de Responsabilidade, encaminhado pela SEDUC – Secretaria Estadual de Educação. Explica que nesse documento, os pais vão autorizar ou não o retorno dos filhos a escola, assumindo assim todos os riscos.