Publicado em 04/11/2024 às 12:11
Inscrições para o curso de tecnologia em agropecuária da URI encerram na quarta-feira
Estão abertas até esta terça-feira, 6 de novembro, as inscrições para o curso superior em tecnologia agropecuária da URI campus Frederico Westphalen.
A formação é voltada para agricultores ou filhos e filhas de agricultores, visando a sucessão rural e foi criado pela universidade há 20 anos, conforme explica o professor Luis Pedro Hillesheim, Coordenador do curso Superior de Tecnologia em Agropecuária. “O grande objetivo do programa é que as propriedades sejam planejadas organizadas e implantados setores produtivos eficientes”, disse
Além da inscrição, disponível no link os estudantes, interessados no ingresso no curso tecnólogo, precisam participar de um seminário que acontece no dia 12 de novembro, no auditório da universidade, a partir das 13h30, seguido de prova de redação. As matriculas poderão ser feitas nos dias 18 e 19 de novembro.
O programa conta com diversos parceiros entre empresas, cooperativa, sindicatos de trabalhadores rurais, regional sindical, casas familiares rurais, as escolas do campo e 17 municípios conveniados, que subsidiam a permanência destes jovens na formação. No caso das prefeituras conveniadas ao programa, há a possibilidade de subsídio de 50% da mensalidade.
O curso de Tecnologia em Agropecuária da Uri é ofertado na modalidade de alternância, como salienta o professor. “A possibilidade de estudar em alternância, sexta e sábado de 15 em 15 dias, que produz conhecimentos que faz com que ele aplique o que conheceu na teoria em prática na propriedade. E essa dinâmica produz um resultado muito grande pois forma pessoas com mais capacidade de resolução das coisas”, comentou o professor ao destacar que além da alternância, as parcerias e o fato de ser um curso superior são outros pontos positivos do curso.
– Com três anos e meio, o estudante tem a possibilidade de não parar de estudar pode fazer ouros cursos. E ele ainda está capacitado para fazer e desenvolver a produção agropecuária nos res eixos da economia: produção de grão, de leite; ou setor secundário que é da indústria que é agregar valor ao produto ou operar no setor de serviços prestando atendimento e consultoria – disse Hillesheim.
Hoje o curso conta com cinco turmas em andamento e 120 estudantes matriculados. Para 2025 estão sendo ofertadas 40 vagas.
Municípios conveniados
Atualmente, são 17 municípios conveniados junto ao programa: Taquaruçu do Sul, Palmitinho, Pinhal, Cristal do Sul, Caiçara, Frederico Westphalen, Vista Alegre, Rodeio Bonito, Erval Seco, Jaboticaba, Cerro Grande, Alpestre, Novo Tiradentes, Ametista do Sul, Planalto, Liberato Salzano e Pinheirinho do Vale.
Estudantes de outros municípios também podem se inscrever no processo seletivo, porém as localidades conveniadas serão priorizadas.