Atualizado em 11/04/2025 às 17:13
Movimento Pró-Ponte busca unidade regional e quer pressionar o governo para agilizar obra entre Barra do Guarita e Itapiranga
Em um momento considerado decisivo para o avanço da tão aguardada ponte sobre o Rio Uruguai, entre os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC), o Movimento Pró-Ponte promoveu uma importante reunião estratégica nesta quinta-feira, 10 de abril, no Clube Comunitário de Barra do Guarita. O encontro reuniu lideranças políticas, representantes de entidades regionais e estaduais, além de associações de municípios dos dois estados.
A mobilização teve como objetivo central avaliar o estágio atual do projeto da ponte interestadual e definir novas estratégias de ação, com foco em pressionar o governo federal para incluir a obra no orçamento da União e garantir que o compromisso de lançamento da licitação em 2025, anunciado pelo Ministério dos Transportes, seja cumprido.
A estrutura está orçada em cerca de R$ 150 milhões, valor que poderá ser ampliado com a execução de obras complementares, como contornos e anéis viários nos dois lados da fronteira. Para as lideranças regionais, trata-se de um projeto estratégico para o desenvolvimento econômico, a integração regional e a melhoria da logística entre o Noroeste Gaúcho e o Oeste Catarinense.
Participação ampla e plural
Coordenado pelo ex-prefeito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tisott, o movimento reuniu um grupo expressivo de apoiadores. Estiveram presentes prefeitos e representantes de cinco associações de municípios: Amuceleiro, Amzop, Amufron e Amuplam, do Rio Grande do Sul e Amosc, de Santa Catarina.
Além do setor público, o evento também contou com a presença de entidades de peso como Federasul, FACISC (Federação das Associações Empresariais de SC), FAMURS, CACIS de Três Passos e ASSEMIT de Itapiranga, representando a força empresarial e comunitária da região. Empresários locais também participaram, reforçando o engajamento multissetorial em prol da ponte.
Projeto em fase final de aprovação
Segundo Tisott, o projeto técnico da ponte está em fase final de aprovação no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT). A expectativa é que, com a mobilização crescente e a união de forças entre lideranças regionais e parlamentares das bancadas gaúcha e catarinense, o governo federal avance nos trâmites e inclua a obra no orçamento da União ainda este ano.
“Precisamos garantir que a ponte saia do papel. A região está unida, pronta para colaborar e cobrar o que é justo. A travessia entre Barra do Guarita e Itapiranga é uma demanda histórica que vai transformar nossa economia, mobilidade e integração com Santa Catarina”, destacou o coordenador do movimento.
Leia mais:
Começam trabalhos de sondagem para projeto da ponte entre Barra Guarita e Itapiranga
Evento em Florianópolis trata sobre a Ponte de Barra do Guarita/RS com Itapiranga/SC
Licitação para início das obras da ponte entre Barra do Guarita e Itapiranga sairá em 2025
Próximos passos
A reunião também serviu para alinhar novas estratégias de articulação junto ao Ministério dos Transportes, comandado por Renan Filho, e ao DNIT. A ideia é manter a pressão institucional, demonstrar a unidade política e social da região e buscar apoio efetivo das bancadas parlamentares no Congresso Nacional.
O Movimento Pró-Ponte segue firme, reunindo vozes de diferentes esferas da sociedade em defesa de uma causa comum. A construção da ponte é vista como um marco de desenvolvimento e integração interestadual, e a mobilização deve continuar crescendo nos próximos meses.