Menu

26°

Palmitinho - RS
34° max
18° min

Fechar

26°

Palmitinho - RS
34° max
18° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Prefeito Eduardo Bonotto disputa a presidência da Famurs

    O programa Manhã News desta sexta-feria, 19 de março, teve a participação do prefeito de São Borja, Eduardo Bonotto (PP), candidato à presidência da Federação das Associações de Municípios do RS (Famurs). Outros três prefeitos do partido progressista são candidatos ao cargo da chamada Casa dos Municípios, sendo o prefeito de Dom Pedrito, Mário Augusto, o prefeito de Jacutinga, Beto Bordim e o prefeito de General Câmara, Helton Barreto.

    A escolha acontece anualmente, sempre elencando, no início dos mandatos municipais, os candidatos do partido com maior número de prefeitos no Estado. E, no ano seguinte, a eleição para presidência acontece com candidatos do segundo partido que mais elegeu prefeitos, seguindo assim sucessivamente.

    Vindo da iniciativa privada, Eduardo Bonotto, foi eleito em 2016 como prefeito pela primeira vez. Agora reeleito, Bonotto conquistou uma marca histórica do município como prefeito mais votado, com 67% dos votos em uma eleição de três chapas. Em sua carreira política, já foi presidente da Associação dos Municípios da Fronteira Oeste e atualmente faz parte da Associação dos Municípios das Missões.

    Desde novembro do último ano, ele visitou mais 120 prefeitos e vice-prefeitos do partido, com o objetivo de mostrar as suas propostas e pedir apoio, já que a escolha é realizada pelos prefeitos do PP. Em entrevista, Bonotto comentou sobre as propostas e demandas que pretende trabalhar caso seja eleito.

     “O primordial, e que nós temos que colocar como instrumento da Famurs, é uma gestão participativa, buscando valorizar cada vez mais o municipalismo e o diálogo. O diálogo com todas as instituições, principalmente com o governo do Estado, na qual muitas vezes a gente vê algumas medidas sendo tomadas sem um debate com os municípios”, diz ele.

    O prefeito aponta que os municípios do Rio Grande do Sul são semelhantes em número de habitantes, na qual grande parte possui menos de 100 mil. Desta forma, ele explica que os problemas e soluções são semelhantes, além de abordar os assuntos que merecem uma atenção especial, como o pacto federativo e reforma tributária.

    “E, principalmente, nos preocupar com os pequenos municípios, pois está tramitando e em discussão a questão da possibilidade da extinção dos pequenos municípios do Brasil. E aqui no Rio Grande do Sul nós sabemos que existe um número considerável de municípios que estariam dentro dessa pauta. Hoje nós não podemos deixar de olhar para esses municípios que a gente sabe que já têm suas estruturas organizadas, têm a sua gestão, têm a sua administração”, comenta ele.

    Sobre a questão do consórcio entre os municípios para aquisição das vacinas, Eduardo coloca que “a gente observa que nós temos um plano nacional de imunização, que o Governo Federal é exemplo para o mundo inteiro na sua organização, e que a gente acredita. Que hoje nós observamos que existe uma população mundial, uma demanda enorme na busca da vacina, mas ao mesmo tempo nós sabemos que tem uma capacidade de produção atual que não consegue suportar essa demanda. E acreditamos que o governo Federal, que já disponibilizou os recursos necessários para a compra de vacinas, consiga avançar significativamente nos próximos meses e nas próximas semanas”, finaliza ele.

    No programa, Bonotto também comentou sobre retomada do comércio, que, segundo ele, já deveria poderia estar atuando, seguindo todos os protocolos para se ter um equilíbrio e não gerar um problema maior. Confira a entrevista:

    None
    No Ar: Tá na Hora com Edinei Dal Asta 08:00 - 10:00

    FM
    91,1

    Ótimo Dia

    Marcinho San

    09:00 - 11:00

    FM
    104,3

    Manhã News

    Delfo de Souza e João Victor Cassol

    07:15 - 10:00

    FM
    107,9

    Tá na Hora

    Edinei Dal Asta

    08:00 - 10:00