Atualizado em 18/12/2020 às 08:48
Prefeitos da Amuceleiro se reúnem com chefe da Casa Civil do RS para tratar sobre federalização da ERS-163
O presidente da Associação dos Municípios da Região Celeiro (Amuceleiro) e prefeito de Braga, Carlos Alberto Vigne – o Nei –, o prefeito reeleito de Barra do Guarita, Rodrigo Locatelli Tissot e o prefeito eleito de Três Passos, Arlei Tomazoni, foram recebidos nesta semana pelo secretário-chefe da Casa Civil do Rio Grande do Sul, Otomar Vivian. A pauta do encontro foi a federalização da RS-163, trecho entre Tenente Portela e Barra do Guarita.
A reivindicação é feita, porque segundo os prefeitos, somente a federalização possibilitaria a construção de uma ponte sobre o rio Uruguai ligando os municípios de Barra do Guarita (RS) e Itapiranga (SC). Em entrevista, à Rádio Chiru, o presidente da Amuceleiro destacou que o Estado não tem condições financeiras de arcar com os custos da obra de uma ponte e o governo federal teria se a rodovia fosse federal.
A Amuceleiro pede que a Secretaria Estadual dos Transportes autorize o repasse da rodovia estadual para a União. O Projeto de Lei (PL) que faz essa solicitação já foi protocolado na Assembleia Legislativa do RS, em 19 de outubro, e a expectativa é que seja autorizado em janeiro.
Nei informou ainda que o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) se comprometeu em viabilizar a federalização e, posteriormente, a construção da ponte. O presidente da Amuceleiro disse ainda que o processo de federalização da RSC-163 do lado de Santa Catarina está em avançado.
Ouça a entrevista de Carlos Alberto Vigne à Rádio Chiru: