Atualizado em 29/05/2024 às 16:43
Projeto de FW enviou 500 peças de roupas infantis para afetados pelas enchentes
Durante 15 dias, o Centro de Vocação Tecnológica Têxtil e da Moda (CVT) de Frederico Westphalen funcionou como uma fábrica temporária de roupas infantis para as crianças afetadas pelas enchentes no Estado. Batizado como “Mãos Solidárias”, o projeto da Prefeitura de FW foi encerrou na terça-feira, 28 de maio, com o empacotamento e carregamento das peças.
Pelas mãos dos costureiros e costureiras voluntárias, foram produzidas 502 peças de roupas infantis. O foco foi a confecção de conjuntos contendo casacos e calças, mas também foram produzidas peças avulsas, blusas e mantas.
A produção aconteceu com a ajuda de nove costureiras e um costureiro voluntários e foi coordenada pela empreendedora frederiquense Daiane Dalla Valle. "Ver a necessidade das pessoas estava me deixando inquieta, eu precisava fazer algo, então procurei o prefeito de imediato combinamos e fizemos uma reunião na sexta-feira, na prefeitura, na segunda já começamos a confecção das peças. Empresários doaram tecidos e a Básico Brasil enviou as peças já cortadas para custura. O mais gratificante de tudo foi poder transmitir o meu conhecimento em costura para pessoas que tinham somente um conhecimento básico, mas tinham vontade de ajudar", disse.
Todos os itens foram entregues para o Ministério Público (MP), por meio das Promotorias de Justiça de Frederico Westphalen. O MP tem uma campanha própria de arrecadação de roupas infantis e de materiais escolares, que serão enviados para as regiões mais afetadas pelas enchentes junto com o material produzido no CVT.
Devido ao êxito da iniciativa, a administração municipal avalia maneiras de seguir usando o CVT com projetos similares, para produção de roupas em caráter beneficente e também para incentivar a prática entre as costureiras e costureiros do município. "O projeto deu tão certo que estamos pensando em dar continuidade com outras ações eu estou muito feliz porque as pessoas que participaram
Números da produção do projeto Mãos Solidárias
Conjuntos de agasalho: 266 peças, entre calças e blusas
Calças: 31 unidades
Mantas: 15 unidades
Casacos: 49 unidades
Blusas: 141 unidades
Total: 502 peças
*Informações Ascom/FW