Publicado em 06/08/2024 às 17:38
Rodeio da Querência conquista o segundo lugar na inter-regional do Enart
Começou no último fim de semana as inter-regionais, etapas classificatórias para o Encontro de Artes e Tradição Gaúcha (ENART), que acontece em 2024 de 14 a 17 de novembro, no Parque da Oktoberfest em Santa Cruz do Sul. O CTG Rodeio da Querência de Frederico Westphalen participou da primeira inter-regional que aconteceu em Erechim e classificou concorrentes em sete categorias, para estarem representando a acidade no evento estadual.
De acordo com o patrão do CTG, Diego Bertoletti da Rocha, a entidade foi inscrita em 11 modalidades classificando em sete. “A gente muda um pouquinho o cenário, e consegue classificar em várias outras modalidades além da dança tradicional, com a invernada adulta, que é onde o CTG vem se destacando e classifica há alguns anos”, comentou.
Se classificaram para a final do festival, representando o Rodeio da Querência:
Acordeon Cromático - Saimon Stival Da Costa
Causos - Diego Bertoletti Da Rocha
Conjunto Vocal - Jaisa Kraftzuk, Murilo Bastos De Oliveira e Diego Bertoletti Da Rocha
Danças Tradicionais - Força B - Elenco Adulto
Gaita Botão até Oito Baixos - Saimon Stival Da Costa
Gaita Botão Mais de Oito Baixos - Saimon Stival Da Costa
Violão - Rodrigo Dessbesell Filho
– Uma segunda colocação com gostinho de primeira. Então a invernada adulta vem muito forte para o Enart – comemorou o patrão ao destacar que hoje dançarinos de várias cidades da região, cerca de 10, fazem parte do grupo e levam o nome de Frederico Westphalen e do CTG Rodeio da Querência mas, também, de toda a região.
A dançarina do elenco adulto e que faz parte da coordenação do grupo, Leticia Sangaletti, já tem sete inter-regionais no currículo e destaca que o grupo estava preparado e entrou na pista para buscar um bom resultado. “Ensaiamos muito, muito, muito para carimbar esse passaporte para Santa Cruz, saímos de Frederico com a expectativa de classificar muito bem. Isso mostra a evolução do grupo, porque ano passado ficamos em 11ºe esse ano em 2º com gostinho de primeiro, reflexo de um trabalho que vem de um ano inteiro”, ponderou.
O grupo dançou como danças tradicionais: Chimarrita, Caranguejo e Tatu de Castanholas e como tema de entrada e saída o grupo repetiu a música apresentada no Carijo em Dança – “Quem são eles” que conta a história dos “Maragatinhos” três jovens maragatos mortos em Palmeira das Missões.
Agora o grupo tem mais três meses para se prepara para o festival em Santa Cruz do Sul e neste período deverá apresentar uma nova coreografia e música de entrada e saída, bem como nova indumentária. A data da pré-estreia ainda não está definida.
Patrocínio
Para viabilizar essas novas pilchas bem como viagens de demais gastos o grupo está em busca de patrocínios e apoios, os apoios contam com investimento a partir de R$ 300 e patrocínios a partir de R$ 500. O patrão reforça que as empresas interessadas podem contatar com qualquer um dos membros do CTG.
O Enart é um evento estadual promovido pelo Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG), todos os anos, desde 1986.