Atualizado em 04/03/2021 às 17:12
Secretário de Logística e Transportes fala sobre as ligações asfálticas na região
O programa Manhã News desta quinta-feira, 4 de março, contou com a participação do Secretário de Logística e Transportes, Juvir Costella. A intenção foi dialogar sobre o andamento de alguns acessos asfálticos da região do Médio Alto Uruguai.
Com obras retomadas em 2020, a ERS-528, que liga Palmitinho a Pinheirinho do Vale, conta com um investimento no valor de R$ 5,1 milhões. O recurso é oriundo da Contribuição da Intervenção no Domínio Econômico (Cide) e do Estado, e abrange a conclusão de 3km do trecho total de 18km da rodovia.
“Nós temos como meta, até a metade do ano, início do segundo semestre, já estar, provavelmente, com esse trecho concluído, totalmente feito. Ou seja, ao invés de nós termos depois 18km, nós teremos quem sabe 15km ou um pouco menos para concluir o acesso que liga Palmitinho a Pinheirinho do Vale”, comenta o secretário
Na conversa, Costella mencionou a importância de não iniciar uma obra sem antes concluir as que estão em andamento, além da inclusão de uma regra na secretaria, para que as atividades sejam iniciadas e concluídas. Na região, outro acesso asfáltico comentado foi o da ERS-324, entre Iraí e Planalto, com investimento de R$ 4,5 milhões nos serviços que compreendem três dos dez quilômetros ainda não asfaltados da estrada.
“Ela permanece numa programação para que tenhamos mais investimos e a continuidade. Agora, é sempre importante ressaltar que a obra ela começa, isso não quer dizer que nós vamos concluir todo o trecho, ela vai sendo executada. Por que se eu não tenho todo o dinheiro para fazer 15 ou 20km, mas tenho para fazer 5km, eu faço e entrego. Daí eu diminuo a distância e resolvo parcialmente o problema. E continuo trabalhando para resolver a totalidade do problema, se é que posso chamar de problema, mas na verdade é a busca da solução para o desenvolvimento da região”, diz ele.
Ainda, sobre a ligação asfáltica da ERS-591, no segmento entre Frederico Westphalen e Ametista do Sul, o secretário pontuou que as tratativas estão avançadas e novidades podem surgir ainda neste semestre. O projeto da ligação asfáltica apresentado ao governo do Estado foi fundamental para que, de acordo com Costella, “possamos buscar as emendadas dos deputados federais que estão se dispondo a colaborar, para colocar recursos nessa ligação que é muito importante. Não apenas por ligar Ametista, que hoje não tem a condição do asfalto, mas também pelo que representa na questão de turismo no Estado e na região”, finaliza ele.