Publicado sexta às 12:03
Shows do Carijo são anunciados no lançamento oficial da 38ª edição
Um dos maiores e mais conceituados festivais nativistas do Brasil, o Carijo da Canção Gaúcha, chega à sua 38ª edição, que será realizada de 18 a 25 de maio, no Parque de Exposições de Palmeira das Missões.
O lançamento oficial ocorreu na noite desta quinta-feira, 3 de abril, com pronunciamentos de autoridades e a divulgação dos shows que integrarão a programação nos dois palcos do evento: o palco principal e o palco alternativo, o tradicional "Lonão".
O prefeito Evandro Massing, que também preside esta edição do festival, destacou a importância do Carijo para a cultura do Rio Grande do Sul. “O Carijo é aguardado por toda uma indústria cultural do Estado e, enquanto organização, temos a responsabilidade de torná-lo um evento cada vez maior, contribuindo ainda mais para a valorização da música nativista”, afirmou.
Massing também ressaltou que o Carijo tem a marca da resiliência, sendo interrompido presencialmente apenas nos anos de 2020 e 2021, em razão da pandemia, quando foi reinventado em formato de lives e apresentações em trio elétrico pelas ruas da cidade.
– O Carijo é nosso. Esse festival faz parte da nossa identidade. Ele nunca vai parar, porque está no coração de cada um de nós, e ao longo dos anos se reinventou sem perder sua essência, que é cultivar as tradições gaúchas –, completou Massing.
O secretário de Cultura e Turismo, Tiago Zardin Patias, reforçou que o Carijo é reconhecido oficialmente como patrimônio cultural do Rio Grande do Sul. “O Carijo não pertence a uma pessoa, uma gestão ou a uma parte da comunidade. Ele é de Palmeira das Missões, da região e de todo o Estado. Por isso, é reconhecido como patrimônio da nossa cultura”, pontuou.
A 38ª edição será realizada por meio da Lei Rouanet, com recursos de patrocínio cultural, apoio da Prefeitura de Palmeira das Missões e produção da JBA Produções Culturais, Caminha Produções Artísticas Ltda e R. Morais Produtora.
Representando as produtoras, João Bosco Ayala destacou o impacto positivo do investimento cultural por meio da lei federal. “Há estudos que mostram que, para cada real investido via lei de incentivo à cultura, R$ 1,60 retornam aos cofres públicos e à comunidade”, destacou.
A noite de lançamento contou ainda com um show especial de João Paulo Deckert e Nando Soares, vencedores da edição de 2024.
Programação do 38º Carijo da Canção Gaúcha
Domingo (18/05)
Domingueira no Lonão: Artistas locais e regionais
Segunda-feira (19/05)
2º Carijo em Prosa e Verso
Palco principal: Pedro Júnior Fontoura e Os Amadrinhadores
Terça-feira (20/05)
2º Carijo Instrumental
Palco principal: Orquestra Sinfônica de Santa Maria (UFSM)
Quarta-feira (21/05)
22º Carijinho da Canção Gaúcha
Palco principal: Nicole Carrion
Quinta-feira (22/05)
38º Carijo – Fase Local
Palco principal: Luiz Marenco
Palco Lonão: Grupo Xixando e Vagner Nunes
Sexta-feira (23/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Quarteto Coração de Potro e encerramento com Os Fagundes
Palco Lonão: Aline Bosa e Campeiros do Sul
Sábado (24/05)
38º Carijo – Fase Geral
Palco principal: Abertura com Grupo Carqueja e encerramento com César Oliveira & Rogério Melo
Palco Lonão: Rodrigo Silva e Grupo Alapucha; Projeto Taureando
Domingo (25/05)
4º Carijo em Dança
38º Carijo – Final
Palco principal: Os Monarcas