Atualizado em 22/02/2021 às 15:15
Sicredi Alto Uruguai: expansão, assembleias e aniversário da cooperativa são os temas dos próximos meses
A cooperativa de crédito Sicredi Alto Uruguai RS/SC/MG está planejando uma série de ações para o ano de 2021. Em entrevista para o Grupo Chiru na manhã desta segunda-feira, 22 de fevereiro, a Presidente do Sicredi Alto Uruguai, Angelita Cadoná, e os gerentes das unidades de Frederico Westphalen, Rafael Buriol e Cleber Morlin, conversaram sobre os próximos passos da cooperativa.
A presidente comentou sobre o expressivo crescimento no número de associados, mesmo em ano de pandemia, contabilizando mais de 14 mil no quadro de novos cooperados. “Significa que esse ano, no final do mês de fevereiro, a gente chega em torno de 90 mil associados na cooperativa. Com certeza iremos comemorar a marca de 100 mil associados nesse ano, pois a nossa expectativa de crescimento é em torno de 15 mil. Eu diria que, mesmo com todos esses desafios econômicos e sociais, a gente vem crescendo bastante”, completa ela.
Além do quadro de número de associados estar em constante crescimento, as unidades também aumentam de número, com planejamento de expansão nos Estados de Santa Catarina e Minas Gerais. Os catarinenses irão contar com mais duas unidades da Sicredi, uma no município de Águas do Chapecó e outra em Modelo, que irão somar 9 agências no Estado. Para Minas, a expansão está programada nos municípios de Itajubá, Pouso Alegre e Paraisópolis, que irão somar oito unidades.
Outro fato marcante para o ano de 2021 é o aniversário de 40 anos da cooperativa e, como não há possibilidade de comemorações presenciais, algumas iniciativas estão sendo preparadas para os associados. Ainda no ano passado, a presidente comenta que foi realizada uma visita para cada sócio-fundador e “coletados depoimentos para eternizar a memória dessas pessoas em relação a cooperativa e ao mesmo tempo eternizar quem foram essas pessoas. Porque a gente entende que precisa valorizar essas pessoas enquanto elas estão entre nós, pelo que elas fazem pelo bem coletivo”, frisa a presidente.
Sobre o ciclo assemblear, ele terá início no dia 9 de março, com três assembleias estaduais, a do Rio Grande do Sul será realizada no dia 23 de março e a assembleia geral ordinária no dia 17 de abril. A participação dos associados será por meio de uma plataforma digital, em que poderão assistir a assembleia e votar, com prazo de 10 dias após a realização. A plataforma poderá ser acessada por dispositivos particulares ou em um espaço preparado nas unidades da cooperativa.
Durante o programa, uma das ações destacadas foi o projeto ‘Juntos fazemos o bem’ – “A Sicredi Alto Uruguai inovou e lançou essa campanha em 2020, para premiar as entidades que estão presentes em nossa comunidade. Somente no município de Frederico Westphalen foram R$ 137 mil reais, doados para cerca de 40 entidades, como APAE, lar dos idosos, hospital e comunidades do interior”, comenta o gerente de uma das unidades.
Os representantes das entidades que ainda não estão inscritas no projeto, podem procurar a Sicredi Alto Uruguai para se inscrever e participar. Confira o programa na íntegra: