Atualizado em 01/05/2020 às 13:32
Sobe para quatro os casos confirmados de Covid em Três Passos
Mesmo com o plano de contingência sendo aplicado desde o início de março o município de Três Passos já havia confirmado, até o início da manhã desta sexta-feira, 1º de maio, quatro casos da Covid-19. A testagem foi feita por meio do chamado teste rápido, aplicado no próprio município.
De acordo com o vice-prefeito, Jorge Dickel, a unidade sentinela criada para atendimento dos casos suspeitas já soma mais de 500 atendimentos destas, 64 estão em isolamento domiciliar. “Já era obrigatório o uso de máscara, mas o novo decreto regulamenta que todas as pessoas que circulam pela cidade, seja em ambientes internos e externos deverão estar de máscara. Quem não cumprir esse decreto poderá inclusive ser multado”, salientou o gestor ao falar sobre o documento que passa a vigora a partir de segunda-feira, 4 de maio.
O município segue orientações da Organização Mundial de Saúde (OMS) e elabora os decretos de acordo com a indicações do decreto estadual. “Agora mudamos de status, passamos de um local sem circulação do vírus, para casos confirmados e isso exige que a gente tome medidas mais duras também”, considerou.
1º caso
A suspeita é que o primeiro teste positivo para Covid no município teve origem em outra cidade, pois o paciente foi viajar durante a Páscoa. Além deste, dois casos positivados são da mesma família e o quarto caso confirmado é vizinho. “Eles estiveram em um município com casos confirmados durante a Páscoa. Nossa preocupação agora é quantas pessoas podem ter tido contato com esses positivados, uma vez que dois deles tem estabelecimentos comerciais”, ponderou o vice-prefeito.
Dickel salienta que foi feito um chamamento para a comunidade que qualquer sintoma deve procurar a unidade sentinela, preparada para atender esses casos suspeitos. “Os estabelecimentos onde os proprietários tiveram casos positivados ficarão fechados. Porém, a preocupação é que desde o dia 12 de abril houve uma circulação muito grande de pessoas nesses dois locais. Tranquilizamos as pessoas, mas orientamos, os que se sentirem sintomas a procurarem a unidade de saúde que certamente fazermos o teste”, disse.
Hoje pessoas de fora do círculo de convivência dos primeiros casos positivos aguardam o resultado dos exames.
Estado de saúde dos casos positivos
Com sintomas mais graves e até indícios de comprometimento do pulmão o primeiro caso positivo do município segue internado no hospital de Caridade, na ala especifica para caos de Covid, sob cuidados médicos. Os demais casos confirmados estão em isolamento domiciliar e apresentam sintomas leves da doença.
Intensificar a fiscalização
Além do uso da máscara a administração definiu também que, a partir deste dia 1ºde maio, haverá um protocolo entre a Fiscalização Municipal e a atuação da Brigada Militar e Polícia Civil, onde será intensificado o policiamento, sobretudo para dissipar eventuais aglomerações.
A Prefeitura colocou mais 18 servidores para atuar nos pontos mais críticos para garantir o distanciamento interpessoal e evitar aglomerações.
Também, há várias denúncias dos diversos jogos clandestinos que estão ocorrendo, principalmente nos finais de semana, mesmo a Prefeitura tendo interditado todos os campos e sedes. Neste sentido, o Conselho Municipal de Desporto de Três Passos, através da resolução nº 01/2020, deliberou que: “as agremiações esportivas que promoverem amistosos, permitirem que amistosos se realizem em suas sedes/dependências, bem como, as equipes que jogarem estas partidas, juntamente com seus atletas que forem identificados durante o período de pandemia, assim definido por Decreto Municipal, será aplicada a penalidade de suspensão, pelo período de até 1(um) ano, de todas as competições realizadas pelo Conselho Municipal de Desporto.
Aúdio: Entrevista do vice-prefeito, Jorge Dickel, ao programa Comando Regional