Publicado em 15/01/2021 às 10:25
Vacinação poderá iniciar dia 20
O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, informou para um grupo de prefeitos de todo o país na manhã desta quinta-feira, 14, que o início da vacinação contra o coronavírus vai ocorrer de forma simultânea a partir das 10h da próxima quarta-feira, 20.
Pazuello apresentou um cronograma para os integrantes da Frente Nacional dos Prefeitos (FNP) e apontou que, se aprovadas pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), as vacinas já começam a chegar aos Estados a partir de segunda-feira, 18. Só depois que todos os entes estiverem abastecidos é que o ministério dará a largada para a campanha.
O secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Arnaldo Medeiros já havia apresentado essa perspectiva no ínicio da semana. De acordco com ele, serão 5 milhões de pessoas vacinadas num primeiro momento. Até o fim do primeiro semestre, a intenção é imunizar 73 milhões de pessoas em todo o país, o equivalente a um terço dos brasileiros, dando prioridade aos grupos de risco.
– A distribuição das doses vai começar imediatamente após a autorização da Anvisa e será simultânea e igualitária para todos os Estados – disse Medeiros.
A vacinação, acontecerá nas mais de 38 mil salas de vacinas espalhadas em todo o país, as pessoas pertencentes aos grupos de risco serão convocadas a irem até as unidades de saúde para se imunizar e não será obrigatório a caderneta de vacina.
Sobre a compra de agulhas e seringas Mederios salienta que essa aquisição sempre foi feita por Estados e Municípios.
O calendário apresentado pelo ministro inclui um evento no Palácio do Planalto na terça-feira, 19, para marcar o início da campanha de vacinação. Um dia depois, na quarta-feira, deve ser iniciada oficialmente a campanha de imunização. No Rio Grande do Sul, entre 200 mil e 300 mil doses devem chegar entre segunda,18, e terça-feira, 19. A distribuição ocorre proporcionalmente de acordo com a população em grupo de risco de cada Estado.
Sábado (16): deve sair autorização de uso emergencial das vacinas CoronaVac e Oxford
Segunda (18): doses devem chegar aos Estados
Terça (19): lançamento oficial da vacinação em evento no Palácio do Planalto
Quarta (20): início da vacinação em todo Brasil, às 10h