Atualizado em 02/11/2020 às 17:35
Votação da Consulta Popular encerra nesta terça-feira
Tradição entre os gaúchos de 1988 a Consulta Popular, neste ano, está sendo 100% on-line. A votação que começou no dia 26 de outubro encerra nesta terça-feira, 3 de novembro e cada região deverá elencar na cédula de votação a sua prioridade.
De acordo com a presidente do Conselho de Desenvolvimento do Médio Alto Uruguai (Codemau), Marcia Faccin, apesar de bons índices alguns municípios da região ainda não atingiram o percentual mínimo, estipulado, para acessar os recursos. “Tem algumas cidades que estão se destacando com mais de 40% dos eleitores, Vista Alegre, Taquaruiçu do Sul, Pinheirinho do Vale, Novo Tiradentes, Erval Seco e Cristal do Sul são os municípios que estão com bons índices de votação”, salientou.
Marcia aproveita para conclamar a comunidade a votar na Consulta e consequentemente ajudar a região a região a acessar recursos. “Ainda tem municípios que não alcançou os 2% de eleitores votando e também é importante destacar que quanto mais votantes mais recursos serão repassados par ao município”, disse.
Para o pagamento dos valores, o governo vai considerar, inclusive, os índices de votação, por isso, a importância da comunidade participar. Serão disponibilizados em todo o Rio Grande do Sul R$ 20 milhões, pagos em duas parcelas.
Como funciona a votação
Para votar, basta ter título de eleitor. Dos 96 projetos disponibilizados nas cédulas de votação, o cidadão poderá escolher apenas um, conforme a sua região.
On-line: pelo site www.consultapopular.rs.gov.br (as cédulas estarão disponíveis nos dias de votação)
Via SMS: para o número 29634, com a mensagem RSVOTO#nº título do eleitor#nº do programa (sem espaços). Exemplo: RSVOTO#99999999#4