Publicado em 14/01/2021 às 11:24
Zairo e Rudi fazem balanço dos primeiros 15 dias de governo
O prefeito de Vista Alegre, Zairo Riboli (PT) e o vice-prefeito Rudinei Bridi (PSDB) participaram na manhã desta quinta-feira, 14 de janeiro, do programa Manhã News da 104,3FM.
O objetivo foi apresentar a comunidade um balanço dos primeiros 15 dias a frente da administração, já que a posse ocorreu no dia 31 de dezembro de 2020.
Conforme Riboli, praticamente não ocorreu transição de governo no município. Ele afirma que logo após o fim do processo eleitoral, ainda no mês de novembro, teria entrando em contato com o agora ex-prefeito para dar início à transição, mas o processo só foi iniciado em dezembro.
As equipes somente iniciaram a troca de informações a partir de 10 de dezembro, quando praticamente as atividades estavam paralisadas devido ao fechamento de contas e o encerramento do ano. Riboli afirma que dados importantes, principalmente da Secretaria de Saúde foram deletados do sistema, o que tem dificultado os trabalhos.
Riboli também enfatiza que o projeto que extinguiu 31 cargos, encaminhado e aprovado pela Câmara de Vereadores no final do ano passado, tem prejudicado os trabalhos, devido à falta de pessoal e o impedimento para novas contratações. Entre os cargos que foram extintos está o de secretário de Planejamento, Indústria e Comércio.
A administração está mantendo contato com o Ministério Público para tentar anular a lei. A principal alegação, segundo Riboli, é que o projeto foi encaminhado depois da eleição, portanto teria motivação política.
O prefeito e o vice também destacaram durante a entrevista que assumiram o governo com aproximadamente R$350 mil em caixa, porém existem mais de R$1,7 milhão em dívidas, oriundas da construção de pavilhões industriais e de pavimentações asfálticas. De acordo com Riboli, os pagamentos estão parcelados em 48 vezes, portanto serão pagos durante todo o mandato.