Região
Publicado em 31/01/2024 às 18:15
13 municípios devem deixar a Amzop para criar nova associação
No total serão 14 novos municípios que farão parte da Associação dos Municípios do Norte Gaúcho
Na tarde de terça-feira, 30, a prefeita de Nonoai, Adriane Perin de Oliveira, representando o seu município e outros 12 que compõem a Associação dos Municípios da Zona da Produção (Amzop), entregou ofício assinado por todos os prefeitos solicitando o desligamento da entidade.
De acordo com Adriane, a intenção dos municipios é aproximar demanda. “Importante destacar que somos muito gratos a Amzop e todas as conquistas que tivemos ao longo dos anos. Porém chegou o momento de criar um novo caminho, mais próximo, com interesses mais próximos”, explicou.
Devem formar uma nova associação, os municípios de Ametista do Sul, Constantina, Engenho Velho, Gramado dos Loureiros, Liberato Salzano, Nonoai, Nova Boa Vista, Planalto, Rio dos Índios, Rondinha, Três Palmeiras, Ronda Alta e Trindade do Sul. Sarandi, Novo Xingu e Pontão ainda estão analisando a possibilidade que, se confirmada, eleva para 16 o número de municípios que deixam a Amzop. Além destes se soma a associação Entre Rios que é um município pertencente a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (Amau).
A prefeita comentou que a associação está com sua consolidação bem adiantada, já reuniu prefeitos, assessores jurídicos e contábeis para fazer a migração e que aguarda esse importante passo de desvinculação das antigas associações para então convocar assembleia, aprovar estatuto e formalizar a Associação dos Municípios do Norte Gaúcho. Compondo então diretoria, elencando sede transitória, CNPJ e filiação a Federação dos Municípios do Rio Grande do Sul (Famurs).