Geral
Atualizado em 24/02/2020 às 11:28
146 famílias de Coronel Bicaco, Redentora e Três Passos terão água potável
Municípios firmaram parcerias com a SOP para perfuração de poços artesianos
A perfuração de poços artesianos em municípios que não contam com concessionárias terceirizadas está entre as prioridades da Secretaria de Obras e Habitação (SOP). Essa foi a finalidade dos termos de cooperação técnica assinados pelo secretário José Stédile e autoridades de nove municípios: Augusto Pestana, Bento Gonçalves, Capitão, Coronel Bicaco, Jaguari, Redentora, Restinga Seca, Três Passos e Victor Graeff.
Em Coronel Bicaco serão beneficiadas 11 famílias das localidades Esquina São João e Turvinho. Em Redentora serão 85 famílias nas linhas Soledade e São João. Já em Três Passos há previsão de os poços beneficiarem 50 famílias das comunidades Lajeado Diamantino e Linha Árvore Seca.
O prefeito de Redentora, Nilson Paulo Costa reforçou, inclusive o caráter de urgência da medida, até pela falta de chuvas e racionamento de água em alguns municípios “Os poços chegarão em ótima hora. Atualmente fazemos o abastecimento das localidades com caminhão pipa, o que é comum também em outros municípios”, disse.
O secretário Stédile lembrou que o Programa de Perfuração de Poços é uma importante ferramenta para a redução do déficit de abastecimento e para atendimento aos municípios. “Água é qualidade de vida, bem-estar e dignidade às famílias. Seguiremos trabalhando para promover a inclusão social e fortalecer o desenvolvimento regional”, salientou.
No total serão perfurados 13 poços em todo o Rio Grande do Sul, contemplando 758 famílias, somente na região serão 146 famílias nos três municípios. Os serviços serão realizados pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) através do Programa de Perfuração de Poços para pequenas comunidades, firmado com a SOP.