Geral
Atualizado em 11/12/2019 às 16:37
28ª RT comemora 30 anos com jantar-fandango neste sábado
Homenagens e fandango com o Grupo Chama Crioula
O primeiro registro da 28ª Região Tradicionalista (RT) data de 23 de dezembro de 1989 e para celebrar os 30 anos de formatação da região que antes pertencia a 17ª RT, de Palmeira das Missões, acontece neste sábado, 14, um jantar-fandango na primeira sede da RT, o CTG Gaudérios do Rodeio, de Rodeio Bonito.
A noite que se encerra com fandango com o Grupo Chama Crioula terá homenagens para personalidades que fizeram a história da Região. Cinco prendas que tiveram papel importante nesta história também receberão a Comenda de Pérola, horaria criada pela RT que deverá ser tradicional dentro da 28ª. “Este ano tem como temática, dentro do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) o legado da mulher que fez e faz a história do Movimento e a gente instituiu essa comenda que deverá se perpetuar dentro da regional como forma de homenagem pelos trabalhos prestados”, comentou a coordenadora cultural da região Daiane Tomazzi.
O resgate da história e do legado feminino na região começou em 2014, desde então são realizados anualmente o Chá das Prendas e esse resgate deverá dar origem a um livro. “Já temos a presença de pelo menos 15 prendas na noite de sábado, mas ainda temos outras tantas que os registros, ainda falhos, não nos permitiram o convite. Todo esse trabalho estará, também, na 3ª Mostra Cultural da região, que acontece em 2020”, disse Daiane.
Durante a cerimônia, também será inaugurado no CTG Gaudérios do Rodeio, uma placa que reconhece a entidade como a primeira sede da Região Tradicionalista.
Todos os tradicionalistas da região estão convidados a confraternizar e celebrar os 30 anos da RT, a partir das 20 horas. Os ingressos estão sendo comercializados no valor de R$ 25. É necessário levar prato e talheres.