Geral
Publicado em 15/10/2019 às 17:35
28ª RT fica com o 1º lugar no Projeto Jovens de agora, valores de outrora
Relatório apresentado pela região foi escolhido como o melhor do RS
A 28ª Região Tradicionalista (28ª RT) ficou em primeiro lugar no projeto “Jovens de agora, valores de outrora”, promovido pelo departamento jovem do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG). A premiação foi entregue durante o 29° Tchêncontro, em Farroupilha, neste domingo, 13, aos departamentos jovens que apresentam os melhores projetos de pesquisa e ações sociais.
Além da 28° RT que participou com as indicadas Karoline Cocco e Gabriela Cavasin com o apoio de todo o Departamento Jovem e Departamento Cultural, foram premiadas em segundo lugar a 3°RT, e em terceiro a 30°RT. “Depois das ações era preciso fazer um relatório e o conjunto do que foi feito na região, de todas as atividades, nos deu o primeiro lugar”, comentou a coordenadora do departamento cultural da 28ª RT, Daiane Tomazzi.
Vários desafios foram propostos pelo MTG, Daine destacou que na região foi feito um trabalho bem intenso sobre o tema “Setembro “Amarelo”. “Eles propuseram o debate e a gente promoveu um encontro com a participação de psicólogos e trouxe isso em diversas oportunidades para o debate com os jovens do movimento a importância de falar sobre a depressão, sobre os sentimentos e com isso prevenir o suicídio”, pontou.
Na pesquisa histórica da região, as indicadas, com o apoio da RT fizeram um resgate das principais atividades que marcaram o desenvolvimento e até a formação dos povoados do Médio Alto Uruguai. “Foi feito entrevistas com balseiros, tropeiros, alambradores de cercado, bordadeiras, enfim, com homens e mulheres que exerceram atividades hoje esquecidas e que deixaram de existir, mas que foram fundamentais na região”, pontou Daiane.
Ainda, sobre a atualidade Karoline e Gabriela escolheram o porongo como tema contanto desde o plantio das mudas até o beneficiamento quando o produto fica pronto para a comercialização.
– Foi uma conquista inesperada e que nos encheu de felicidade e perseverança. Superamos as dificuldades que surgiram no desenrolar das ações e não desistimos. Descobrimos que juntos, aos poucos, com muito amor e dedicação, podemos mostrar ao Rio Grande, que nossa região por mais singela que seja, tem sua beleza, é grandiosa e tem potencial – comentou Karoline, sobre o 1º lugar sem deixar de agradecer a 28ª RT pela indicação de seu nome junto com o da Gabriela.
Ainda durante o Tchêncontro, ocorreu o FEGADAN, palco de diversas manifestações culturais com o tema "Paixão: legado através do tempo". A grande vencedora foi a 11° Região Tradicionalista, recebendo o troféu Rosângela Antoniazzi de Moraes.