Saúde
Atualizado em 03/07/2020 às 19:27
39 municípios da região poderão adotar protocolo de bandeira laranja
Os outros 17 municípios da região não se enquadram na regra 0-0
Desde a última semana, além do mapeamento do distanciamento controlado de acordo com os índices de aumento de casos em comparativo com o número de leitos hospitalares disponíveis para tratamento da Covid-19 e leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) o estado do Rio Grande do Sul possibilita aos municípios que, mesmo dentro de regiões em estado bandeira vermelha possam utilizar os protocolos de bandeira laranja por não terem apresentados novos casos de internações hospitalares confirmadas para COVID-19 registradas nos últimos 14 dias e nem óbitos neste mesmo período, se enquadrando na regra 0-0.
A região de abrangência das Coordenadoria Regionais de Saúde (CRSs) de Frederico Westphalen e Palmeira das Missões, que compreende 56 municípios da região, delimitada pelo estado como, de Palmeira das Missões, na 9ª rodada do Distanciamento Controlado foi, pela terceira semana consecutiva, classificada como bandeira vermelha, mesmo assim, 39 municípios se enquadram na regra 0-0 e podem adotar protocolos de bandeira laranja não precisam protocolar recurso. Outros 17, no entanto, não se enquadram nos quesitos e precisaram apresentar seus recursos para tentar reverter a situação de bandeira vermelha.
Distanciamento controlado: região volta a bandeira vermelha
Municípios da região que se enquadram na regra 0-0
Alpestre
Ametista do Sul
Barra do Guarita
Barra Funda
Boa Vista das Missões
Bom Progresso
Braga
Caiçara
Cerro Grande
Chapada
Coronel Bicaco
Cristal do Sul
Derrubadas
Dois Irmãos das Missões
Erval Seco
Iraí
Jaboticaba
Lajeado do Bugre
Liberato Salzano
Miraguaí
Nova Boa Vista
Novo Barreiro
Novo Tiradentes
Novo Xingu
Palmitinho
Pinhal
Pinheirinho do Vale
Rondinha
Sagrada Família
São José das Missões
São Pedro das Missões
Taquaruçu do Sul
Tenente Portela
Tiradentes do Sul
Três Palmeiras
Trindade do Sul
Vicente Dutra
Vista Alegre
Vista Gaúcha
No RS
Dos 307 municípios que compõem as áreas com bandeira vermelha, 177 cidades não tiveram registro de hospitalização e óbito por Covid-19 de morador nos 14 dias anteriores ao levantamento. Por isso, eles se adequam à chamada “Regra 0-0” e podem adotar protocolos previstos na bandeira laranja por meio de regulamento próprio.
Basta que mantenham atualizados os registros nos sistemas oficiais e adotem, por meio de decreto, regulamento próprio, com protocolos para as atividades previstas na bandeira laranja. São 998.869 pessoas (8,8% do total do RS) que estão nesta condição.
Lista completa dos municípios gaúchos que se enquadram na regra 0-0