Últimas
Atualizado em 09/05/2024 às 16:53
8 comunidades indígenas da região foram afetadas pelas enchentes no RS
No estado, mais de 80 comunidades foram atingidas
Os impactos das chuvas e das cheias inéditas no estado do Rio Grande do Sul chegam de forma avassaladora em comunidades indígenas da região. Um levantamento colaborativo indica que, na região de abrangência do Grupo Chiru, oito territórios indígenas foram afetados.
Os municípios e suas respectivas comunidades afetadas são:
Constantina: Kaingang Terra Indígena Segu
Engenho Velho: Kaingang TI Serrinha
Iraí: Kaingang Goj Veso e Aeroporto
Lageado Bugre: Terra Indígena Passo dos Índios
Riozinho: Ita Poty
Rodeio Bonito e Liberato Salzano: TI Rio da Várzea (emergência na Linha Demétrio)
Vicente Dutra: Kaingang Terra Indígena Rio dos Índios
O mapeamento, que foi feito no estado todo, segue em atualização, e é realizado de forma conjunta pelo Conselho Indigenista Missionário (Cimi Regional Sul), Comissão Guarani Yvyrupa (CGY), Fundação Luterana de Diaconia, Conselho de Missão entre Povos Indígenas e Centro de Apoio e Promoção da Agroecologia (FLD/Comin/Capa), além do Conselho Estadual dos Povos Indígenas do Rio Grande do Sul (Cepi/RS).
O levantamento indicou que no Rio Grande do Sul, mais de 80 comunidades e territórios indígenas foram diretamente afetados, alguns com extrema gravidade. Até a segunda-feira, 6 de maio, mais de 8 mil famílias indígenas haviam sido atingidas pelos impactos das fortes chuvas no estado. A Funai atende cerca de 109 aldeias no Rio Grande do Sul, além de comunidades que residem em contextos urbanos e periurbanos.
O levantamento realizado pelas organizações indígenas e indigenistas ainda está em estágio preliminar e possui o objetivo de auxiliar, nesta fase emergencial, a realização de uma campanha de doação para as comunidades afetadas. “Há um conjunto de entidades e instituições organizadas para ajudar essas famílias não só nesse primeiro momento, mas também depois, na reconstrução de suas casas e aldeias”, explicou Roberto Liegbott, missionário do Cimi Regional Sul.
A lista completa com os municípios do estado e suas respectivas comunidades indígenas afetadas está aqui.
*Informações Cimi e Funai