Agro
Atualizado em 17/02/2024 às 10:17
8ª ExpoAgro Cotricampo terá debates importantes sobre diferentes temas da agropecuária
Da produção até a sucessão no campo serão temas de painéis durante a feira
O público que participar da 8ª ExpoAgro Cotricampo, entre os dias 21 e 24 de fevereiro, no parque da cooperativa, em Campo Novo, irá encontrar uma grande diversidade de expositores, que chegam ao número recorde de 300 neste ano, potencializando bons negócios e apresentando muitas inovações e tecnologias.
Ao mesmo tempo, outro pilar importante da feira serão os debates, que estarão enfocando temas fundamentais para o setor agropecuário no Rio Grande do Sul, com painelistas renomados e qualificados, garantindo conhecimento e prospecção de novas ideias.
Fórum Soja Brasil (21/02)
Na quarta-feira, 21 de fevereiro, no primeiro dia de atividades, o destaque será mais uma edição do Fórum Soja Brasil, às 15h, promovido em parceria entre Canal Rural e Cotricampo, que chega a sua décima segunda temporada. De acordo com os organizadores, os palestrantes estarão focando três temas fundamentais para o campo: políticas públicas do agro, mercado e clima.
Com mediação de Giovani Ferreira, participarão do debate este ano:
- Neri Geller, secretário de política agrícola do Ministério da Agricultura e Pecuária (MAPA);
- Paulo Molinari, analista da consultoria Safras e Mercado;
- Miguel Daoud, comentarista de economia do Canal Rural.
O Fórum Soja Brasil terá transmissão ao vivo pela TV, site e redes sociais do Canal Rural.
Cooperativismo e os Jovens (22/02)
Na quinta-feira, 22, o turno da manhã terá atividades especialmente organizadas para os jovens, promovidas pelo Sistema Ocergs/Sescoop. Três painéis estão previstos, com temáticas relevantes para este público em específico.
A partir das 9h30min, a abertura será realizada pelo presidente da Ocergs, Darci Pedro Hartmann. Ele responderá a cinco perguntas formuladas por jovens que integram a Geração C, com mediação de Jessyca Bolzan.
Logo após, às 9h50min, acontece o painel “O jovem e o cooperativismo”, com a participação de:
- Jessyca Bolzan, analista do setor social da Cooperativa Vinícola Aurora, representando o Geração C e o projeto de Jovens Embaixadores do Sistema OCB;
- Dyonatan Kaufmann, coordenador do Conselho Consultivo de Jovens Cooperativados da Cotricampo e representando o programa Jovem Aprendiz/Cooperconcórdia;
- Junior Pelizzon (Piá dos Valmet), agricultor e influenciador digital.
O bate-papo estará concentrado no papel dos jovens dentro do setor cooperativista e na vida rural.
Encerrando a parte da manhã, às 10h40min, acontece o painel: “O empreendedorismo e o jovem empreendedor rural”, com o economista e doutor em administração, Alexandre Garcia.
Campo em Debate (22/02)
Ainda na quinta-feira, mas durante o turno da tarde, acontecerá o Campo em Debate, a partir das 14h30min.
Este ano a temática central será: “Os cereais de inverno no cardápio da produção animal”. A ideia é apresentar o potencial das culturas de inverno para os produtores e para as indústrias de proteína anima do Estado. A mediação será da jornalista Gisele Loeblein, colunista de agronegócio do Grupo RBS.
Os convidados para o debate são:
- Everton Krabbe, chefe-geral da Embrapa Suínos e Aves;
- Flavio Varone, coordenador do Sistema de Monitoramento e Alertas Climáticos (Simagro) da Secretaria da Agricultura do RS;
- Léo Kroth, diretor de cooperativismo e desenvolvimento rural da Secretaria de Agricultura de SC;
- Paulo Pires, presidente da Fecoagro/RS.
Leite em Debate no Galpão (23/02)
Na sexta-feira, 23 de fevereiro, o grande destaque será a para a 11ª edição do Seminário Regional da Atividade Leiteira – Leite em Debate no Galpão. De forma inovadora, o evento acontecerá na Arena Bovinos, aproximando a temáticas dos produtores e do público em geral.
Quatro painelistas estarão participando:
- Armando Rabbers, produtor rural e presidente da Associação Brasileira de Criadores de Gado Holandês;
- Marcos Tang, presidente da Federação Brasileira das Associações de Criadores de Animais de Raça – Febrac;
- Giovani Feltes, secretário de Estado da Agricultura, Pecuária, Produção Sustentável e Irrigação;
- Jaime Eduardo Ries, zootecnista do Núcleo de Desenvolvimento Agropecuário da Emater/RS-Ascar.
Programa Duas Safras (24/02)
No sábado, último dia de ExpoAgro, um dos destaques será o Seminário Duas Safras, promovido pelo Sistema Farsul e Senar. Quatro painéis estarão debatendo diferentes temas de relevância para o setor do agronegócio, com credenciamento a partir das 8h.
O primeiro painel, às 9h20min, irá ter abordagem sobre “Análise e Perspectivas para os Mercados de Grãos 2023/2024”, com o exonomista chefe da Farsul, Antonio da Luz.
Logo após, às 10h, a temática será “Arquitetando Sistemas de Produção Rentáveis e Sequestradores de Carbono”, com Giovani Stefani Faé, da Embrapa Trigo, de Passo Fundo.
Na sequência, a partir das 10h40min, o painel será “Controle de Plantas Daninhas em Cultivos de Inverno”, com Leandro Vargas, da Embrapa Trigo Passo Fundo.
O último tema com abordagem na manhã será “Bases da Agricultura Conservacionista e Pegada de Carbono na Triticultura”, com Vanderlise Giongo, também da Embrapa Trigo Passo Fundo.
Ao meio-dia, acontece debate entre os participantes, tendo a mediação do presidente do Sistema Farsul, Gedeão Pereira.
*Informações Ascom/Cotricampo