Geral
Atualizado quarta às 11:30
99,4% dos municípios enviaram proposta para o Novo PAC Seleções 2025
Do Rio Grande do Sul foram 2.437 propostas cadastradas, já Santa Catarina encaminhou 1.679 pedidos

Na segunda-feira, 31 de março, encerraram as inscrições no Novo PAC Seleções 2025, programa do Governo Federal que possibilita aos municípios a busca por recursos por meio de projetos. O Governo Federal recebeu 35.119 propostas, enviadas por 5.537 municípios, 99,4% dos municípios brasileiros.
Somente do Rio Grande do Sul foram 2.437 propostas cadastradas, já Santa Catarina encaminhou 1.679 pedidos de recursos. Os municípios de Minas Gerais lideraram em número de inscrições seguido por São Paulo e Bahia.
O Ministério da Saúde foi a pasta que recebeu o maior número de pedidos, totalizando 19,8 mil, logo em seguida o Ministério da Educação recebeu 8.782, Esporte e Cidades ficaram com 4.513 e 1.966, respectivamente.
Lançado no Encontro Nacional de Novos Prefeitos e Prefeitas, em fevereiro, o Novo PAC Seleções 2025 disponibilizou mais de um mês - 24 de fevereiro a 31 de março - para gestores e gestoras inscreverem projetos para os empreendimentos disponíveis nesta etapa. O programa investirá R$ 49,2 bilhões em quatro diferentes eixos: Saúde; Educação, Ciência e Tecnologia; Infraestrutura Social e Inclusiva; Cidades Sustentáveis e Resilientes e em 19 modalidades: Abastecimento de Água - Urbano; Esgotamento Sanitário - Urbano; Mobilidade Urbana - Grandes e Médias Cidades; Periferia Viva - Urbanização de Favelas; Prevenção a Desastres Naturais: Drenagem Urbana; Prevenção a Desastres Naturais: Contenção de Encostas; Renovação de Frota; Resíduos Sólidos; Policlínicas; Novas Ambulâncias – SAMU; Renovação de Frota - Ambulâncias SAMU; Unidades Básicas de Saúde; Unidades Odontológicas Móveis; Centros de Atenção Psicossocial (CAPS); Combo de equipamentos para UBS; Kit de Equipamentos de Teleconsulta; Creches e Escolas de Educação Infantil; Transporte Escolar; e Centros Esportivos Comunitários.
Objetivos
Melhorar a qualidade de vida e o desenvolvimento da população brasileira através da ampliação de investimentos em infraestrutura visando ampliar e modernizar a rede de atendimento à saúde, fortalecer o direto à educação, melhorar a mobilidade urbana, garantir acessos aos direitos e promover o desenvolvimento sustentável das cidades com a participação direta dos gestores municipais e estaduais.
Responsabilidade
O Governo Federal lança a segunda edição do Novo PAC seleções em parceria com os Ministérios da Cidade, Esporte, Saúde e Educação, com 19 modalidades, 5 eixos e o investimento previsto de R$ 49,2 bilhões.
Governos estaduais proponentes
Além dos municípios, o Novo PAC seleções 2025 recebeu propostas dos Governos Estaduais de 21 estados,Santa Catarina cadastrou proposta, mas o Rio Grande do Sul não.