Menu

24°

Palmitinho - RS
26° max
17° min

Fechar

24°

Palmitinho - RS
26° max
17° min
  • O Grupo
  • Anuncie
  • Contato
  • Aberta as inscrições para o II Sonora em Chapecó

    Podem se inscrever mulheres cis e trans que morem no município, são aceitos somente trabalhos autorais

    Estão abertas até 15 de setembro, as inscrições para a segunda edição do Sonora – Festival Internacional de Compositoras. Premiado pelo Edital de Fomento e Circulação das Linguagens Artísticas de Chapecó, o encontro tem como objetivo principal oportunizar espaço e dar visibilidade para as mulheres compositoras da cidade.

    De acordo com a Produtora Executiva do Festival, Joana Golin, o objetivo do Sonora é evidenciar e demonstrar as compositoras da nossa cidade. “Queremos dar visibilidade às obras das compositoras, porque é muito difícil nos dias atuais, principalmente em nossa cidade que não é uma capital, nós termos eventos para demonstrar a criação musical das mulheres”, explica.

    Podem inscrever-se mulheres cis (gênero que a pessoa nasce) e trans, residentes em Chapecó, com trabalhos autorais. A inscrição é gratuita e os trabalhos passarão por análise de curadoria técnica.

    Inscrições 

    As selecionadas farão parte da programação oficial do projeto, junto a grandes nomes da música de Santa Catarina e Rio Grande do Sul. O evento acontece nos dias 8 e 9 de novembro.

    Para Joana, é muito importante que as mulheres sejam reconhecidas pelas suas obras. “Muitas compositoras vem pro Sonora e nunca tinham apresentado um show totalmente autoral. Tinha músicas autorais, mesclava com interpretações e covers, nesse sentido o Festival se torna muito importante pois, muitas vezes, a mulher tem composições guardadas, porque não tem coragem de demonstrar e porque o mercado da música local não propõe essa lógica. Então aqui no Sonora ela tem esse espaço”, enfatiza.

    O Festival divide-se em dois momentos, no primeiro, ciclo de debates, oficinas e trocas de experiências. No segundo, apresentações e feirinha artesanal. A ideia é estimular a construção do aprendizado e democratizar o acesso às artes, com oficinas gratuitas voltadas à profissionalização das mulheres na música, além dos shows que aproximam a música feita por mulheres, da comunidade.

    O que é o Sonora Festival

    O Sonora teve origem na hashtag #mulherescriando, que foi uma iniciativa da musicista Deh Mussulini para romper o imaginário de que existem poucas compositoras, ou seja, mulheres que criam sua arte sonora. Aos poucos o evento se transformou em um grande movimento, ganhou força e apoiadoras. Atualmente ele acontece em 16 países e em mais de 70 cidades. É considerado hoje a maior mostra autoral de música feminina do mundo

    Jornalismo Grupo Chiru
    No Ar: Mix Chiru com . 13:00 - 17:00

    FM
    91,1

    Sem Parar

    .

    12:00 - 20:00

    FM
    104,3

    Rede Gaúcha Sat

    .

    12:00 - 00:00

    FM
    107,9

    Mix Chiru

    .

    13:00 - 17:00