Geral
Atualizado em 04/02/2021 às 15:47
ACI-FW e CDL-FW comunicam unificação das entidades
Proposta deverá formar, com diretoria única, a Associação Empresarial de Frederico Westphalen
Uma coletiva de imprensa aconteceu na manhã desta quarta-feira, 4 de fevereiro, na sede da Associação Comercial e Industrial de Frederico Westphalen (ACI-FW). Na ocasião, o presidente da ACI-FW, Ramir Severiano, e o presidente da Câmara de Dirigentes Logistas (CDL-FW), Yuri Vendruscolo de Souza, comunicaram a intenção de unificação das entidades.
A proposta vem sendo construída há mais de 10 anos pelo núcleo empresarial e discutida amplamente no último ano. “Em 2020 criamos um grupo para fazer esse trabalho e buscar informações em outras cidades que passaram pelo processo de unificação. Com isso notamos que em todas elas o benefício foi muito importante, principalmente para o associado, porque fortaleceu as entidades através de uma diretoria única e bem representada”, comenta o presidente da ACI-FW.
Além das visitas para municípios modelos, houve o levantamento de patrimônio e outros processos, mantendo os CNPJs das entidades separados. De acordo com o presidente da CDL-FW, a formação de uma diretoria única e a criação de núcleos setoriais vão trazer uma série de benefícios aos associados, com grupos separados por atividade e potencial de uma assessoria mais qualificada aos empresários.
Na próxima segunda-feira, 8 de fevereiro, cada entidade realizará a sua assembleia extraordinária para concretização desta fusão. Com a aprovação, os associados de cada entidade serão membros da Associação Empresarial de Frederico Westphalen, tendo uma única mensalidade.
Confira no comunicado das entidades como funcionará o processo de fusão:
Segundo os membros das diretorias, a identidade visual será ajustada, mantendo junto da nova logo, a logomarca da ACI e da CDL, preservando suas histórias e legados, pois as duas entidades pertencem a instituições federadas, como a FEDERASUL e a FCDL, e deverão permanecer com este vínculo fortalecendo ainda mais a representatividade.
Haverá a unificação dos associados das duas instituições, desta forma, após a Assembleia Geral Extraordinária, passarão a compor um quadro social único, da Associação Empresarial, podendo usufruir dos benefícios de ambas as entidades e com a economia de apenas uma mensalidade. Bem como, será feita a eleição de apenas uma diretoria que representará a Associação Empresarial, atendendo as demandas conjuntas e respondendo também por questões junto às Federações.
As entidades esclarecem que todos os eventos realizados anualmente, como a Campanha Show de Prêmios e o Empresas e Empresários do Ano, serão mantidos e fortalecidos com a participação dos empresários integrantes da ‘’Associação Empresarial’’. Além disso, serão mantidos todos os benefícios aos associados, incluindo os descontos em produtos e serviços dos convênios, acesso ao SCPC, vantagens nas locações de salas, prioridade nos estandes da Expofred, descontos em capacitações e treinamentos, além da participação nas campanhas como o Liquida Frederico e Sabadão dos Negócios.
Após a realização das Assembleias de aprovação da união e votação da nova diretoria, serão feitos os ajustes operacionais entre as entidades, visando a plena integração das equipes e manutenção dos serviços aos associados.
Quanto ao patrimônio, cada entidade fez um levantamento individual junto à sua assessoria contábil, entregando mutuamente o documento de modo formal na manhã desta quinta-feira, 04. Além dos registros contábeis, o patrimônio de cada entidade será registrado em ata conjunta, a fim de documentar e trabalhar com transparência, respeitando as contribuições realizadas pelas diretorias anteriores.
Cada entidade fará sua Assembleia Geral Extraordinária individualmente no próximo dia 8 de fevereiro, formalizando alguns ajustes no estatuto para dar respaldo legal às mudanças de integração e também formalizá-la, com a aprovação sendo guiada pelo que determina o estatuto, que prevê o ato da Assembleia como ato deliberativo final. Os associados receberão o link de acesso à Assembleia através de e-mail, sendo necessária a confirmação de presença junto à secretaria das entidades.
Confira o áudio da entrevista com os presidentes na coletiva de imprensa: