Arquivo
Atualizado em 23/10/2016 às 10:11
Adoção do turno único pelas prefeituras foi um dos temas discutidos em reunião da Amuceleiro
Prefeitos, prefeitas, vice-prefeitos, secretários municipais e contadores dos municípios integrantes da Amuceleiro participaram no último dia 19/10, de assembleia geral ordinária que tratou sobre assuntos de interesse dos gestores municipais.
A assembleia contou com a presença dos Coordenadores do Tribunal de Contas de Frederico Westphalen e Santo Ângelo, Robinson Puhl e Paulo Barreto, respectivamente, os quais falaram aos presentes sobre fechamento de contas e passaram algumas orientações no sentido de evitar erros corriqueiros que acontecem no dia-dia das prefeituras e que são de fácil resolução. Barreto salientou que a atuação do Tribunal de Contas vem sendo aprimorada e está trabalhando no sentido de não se limitar em ser um órgão fiscalizador e julgador das contas dos administradores, mas sim, como auxiliar e orientador para que a gestão pública seja realizada da melhor maneira possível.
O presidente da Amuceleiro e prefeito de Tiradentes do Sul, João Carlos Hickmann salientou que a presença dos coordenadores do Tribunal de Contas em assembleias da Amuceleiro é sempre importante uma vez que a aproximação com esses órgãos e a troca de experiências estreita relações e contribui significativamente no aprimoramento da gestão.
A adoção do turno único pelas prefeituras também foi um dos assuntos da pauta. Até o momento 11 municípios confirmaram que adotarão turno único até o mês de novembro, os demais estudarão a possibilidade. A principal justificativa desta medida é a contenção de despesas para fechamento de contas nesse final de mandato, que está prejudicada pela brusca redução das receitas municipais, provocada principalmente, pela queda do FPM e ICMS e pela falta de repasses dos governos federal e estadual.
A realização de um seminário regional sobre o Projeto Construindo Leite também foi discutida. Ficou pré-agendada a data de 11 de novembro, em Três Passos, oportunidade em que serão convidadas lideranças políticas e da sociedade civil, bem como sindicatos, Emater e produtores da região, com objetivo de aprofundar a discussão sobre esse tema que é extremamente importante para o desenvolvimento econômico da região Celeiro.
Jornalismo Grupo Chiru com informações da Amuceleiro