Geral
Atualizado hoje às 15:59
AEFW lança campanha "Deixe seu carro em casa"
Objetivo é sensibilizar a população para liberar vagas de estacionamento na região central da cidade enquanto o estacionamento rotativo pago não é retomado
Com o objetivo de conscientizar a população que trabalha em empresas, instituições e órgãos públicos localizados na região central de Frederico Westphalen, a Associação Empresarial de Frederico Westphalen (AEFW) lançou na última terça-feira, 19 de novembro, durante o evento "Novo Jeito Frederico de Atender", a campanha "Deixe seu carro em casa! Libere a vaga para seu cliente!".
A iniciativa busca sensibilizar os trabalhadores do centro da cidade a não ocuparem as vagas de estacionamento durante todo o dia, problema que tem dificultado o acesso dos clientes ao comércio local. "Ao longo do ano, a AEFW realizou reuniões com a Administração Municipal para evitar que a cidade ficasse sem o estacionamento rotativo pago. No entanto, enquanto o serviço não retorna, é essencial que os trabalhadores busquem alternativas, liberando as vagas para os consumidores", destacou a gestora da entidade, Patricia.
De acordo com Patricia, o comércio já sente os impactos negativos causados pela falta de vagas disponíveis para os clientes no centro, onde se concentra a maior parte das empresas de bens e serviços. A situação se agravou desde junho, quando a gestão municipal encerrou o contrato com a empresa que administrava o estacionamento rotativo devido a irregularidades. "Nosso comércio enfrenta prejuízos devido à falta de vagas, e precisamos tomar atitudes para colaborar com a solução do problema", reforçou.
Contexto do problema
O contrato com a antiga empresa foi rompido em 22 de junho de 2024 devido a irregularidades na operação.
O prefeito José Alberto Panosso, presente no evento, afirmou que o sistema de estacionamento rotativo será retomado ainda em 2024, por meio de um novo modelo.
Leia mais:
Contrato com a empresa de estacionamento rotativo em FW será rompido a partir de 22 de junho
Aprovado na Câmara projeto de lei que institui o novo Sistema de Estacionamento Rotativo Pago em FW
A cobrança de estacionamento em Frederico Westphalen começou em 2018 e, apesar da resistência inicial, tornou-se um serviço que a comunidade agora considera essencial para a rotatividade de veículos no centro. Enquanto o serviço não é retomado, a campanha da AEFW busca promover a colaboração de todos para minimizar os prejuízos ao comércio local.