Geral
Publicado em 08/04/2025 às 16:01
Agricultores familiares já podem consultar produtos com direito a bônus em abril
O maior desconto é concedido a produtores de batata do Rio Grande do Sul

Já está disponível a lista com o bônus de descontos do Programa de Garantia de Preços para a Agricultura Familiar (PGPAF). Calculado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), o desconto para produtos em diferentes estados está na lista publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira, 7 de abril, e vale a partir de 10 de abril até 9 de maio.
Os maiores descontos serão concedidos aos produtores de batata do Rio Grande do Sul, da raiz de mandioca no Rio de Janeiro e da castanha-de-caju no Piauí. Nestes estados, a diferença entre o preço de garantia e o valor de comercialização registrado permitiram um bônus de 65,88%, 61,69% e 53,31%, respectivamente. O feijão caupi comercializado no Amapá também terá um desconto expressivo, chegando a 47,38%, assim como a raiz de mandioca no Espírito Santo, com abatimentos de 45,63%, e a castanha-de-caju na Paraíba, com bônus de 41,48%.
Produtos com descontos no RS
Batata – 65,88%
Cebola – 34,38%
Feijão – 5,96%
Mel de Abelha – 40,03%
Trigo – 10,25%
Cesta de Produtos – 1,49%
A portaria com os valores do bônus mensal é divulgada pelo Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA). O benefício do PGPAF é concedido sempre que o valor de mercado dos produtos contemplados fica abaixo do preço de garantia. Os custos de produção elaborados pela Conab são o principal parâmetro para este cálculo. O objetivo do Pronaf é financiar a implantação, ampliação ou modernização das estruturas de produção, beneficiamento e indústrias no meio rural e em áreas comunitárias rurais.
*Com informações Conab