Geral
Atualizado em 28/08/2019 às 16:28
AgroBella recebe o prêmio Vencedores do Agronegócio da Federasul
Cerimônia de premiação ocorreu no início da tarde desta quarta-feira, 28
A AgroBella Nutrição Animal, recebeu nesta quarta-feira, 28, durante a Expointer 2019 no Parque Assis Brasil em Esteio, o prêmio “Vencedores do Agronegócio”, promovido anualmente pela Federação das Entidades Empresariais do Rio Grande do Sul (Federasul).
O Vencedores do Agro reconheceu 5 categorias: Antes da Porteira; Dentro da Porteira; Depois da Porteira; Sustentabilidade e Elas no Agro. A AgroBella conquistou a sétima edição do prêmio na categoria “Dentro da porteira”, que reconhece trabalhos inovadores e de vanguarda na produção agropecuária e agroindústria, com o projeto AgroBella Carnes Premium.
Em seu discurso o diretor-geral da AgroBella, Benoni Sponchiado destacou o trabalho feito a muitas mãos para que se alcançasse tais resultados. “Estamos muito honrados, alegres, felizes por esse nosso projeto ter sido premiado. Quero agradecer a todos os que trabalharam, todos os profissionais da AgroBella, os professores da universidade, enfim, todos que se dedicaram. A agricultura evoluiu muito, mas na nossa compreensão a bovinocultura do Rio Grande do Sul ainda está ficando para traz. 10 % da carne que a gente come no Brasil é confinado aqui 90% é a pasto enquanto na maioria dos países essa estatística é inversa, porque não existe um projeto que busca qualificar isso. Nós queremos, num futuro, ser reconhecida como a empresa que mais trabalhou para o desenvolvimento do gado de corte no Estado", disse.
Localizado no interior de Seberi, a criação de gado de corte AgroBella Carnes Premium utiliza as genéticas Angus e Wagyu puras além de seus cruzamentos com raças europeias, atualmente, com mais de 3,5 mil bovinos nos cinco módulos já finalizados. A previsão é que o projeto passe a comportar dez mil animais com a construção de mais seis módulos. Planejado com tecnologia avançada e automatizada, que leva em conta as mais avançadas técnicas de bem-estar animal e rastreabilidade, esse é considerado um projeto pioneiro e único em todo o país.
O governador Eduardo Leite, reforçou o trabalho desempenhado pela sua gestão em reduzir custos de logística, tributários e burocráticos para auxiliar o empreendedor. "Com esse tripé buscamos com que sirvam essas façanhas dos nossos empreendedores do agronegócio de modelo a toda a terra", salientou.
Além da AgroBella receberam a premiação: A multinacional italiana ILSA Brasil conquistou a primeira categoria da premiação pela transformação industrial de resíduos de couro em fertilizantes orgânicos. A Languiru, do Vale do Taquari, conquistou a terceira categoria por inovar no setor de lácteos. A AFUBRA, case do Vale do Rio Pardo, levou o Troféu Três Figueiras pelo Projeto Verde é Vida. Representando a força da mulher, o Elas no Agro 2019 foi para a boutique de consultoria Avelã Public Affairs, por ter lançado o Observatório Gaúcho da Carne e o Observatório do Leite.