Geral
Atualizado ontem às 08:35
Aluno de Seberi conquista medalha de ouro na 19ª OBMEP
A escola também está entre as 16 escolas públicas no Rio Grande do Sul com ouro na OBMEP
O aluno Uziel Ferreira do Prado do Instituto Estadual de Educação Madre Tereza, de Seberi, conquistou Medalha de Ouro na 19ª Olímpiada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas - OBMEP. Quando realizou a prova em 2024, o estudante cursava o 2º ano do Ensino Médio.
Na região de abrangência da 20ª Coordenadoria Regional da Educação, a instituição de ensino é a única que possuí um aluno do Ensino Médio com Medalha de Ouro a nível nacional. A escola também está entre as 16 escolas públicas no Rio Grande do Sul com ouro na OBMEP.
No Instituto Madre Tereza, além de Uziel, que conquistou a medalha de ouro este ano, o aluno Leonardo Kopeski, que concluiu o Ensino Médio, receberá a medalha de bronze. Para Uziel, ver o amigo Leonardo ser premiado em outras edições da Olímpiada, sempre foi um exemplo e uma inspiração até chegar este momento que, segundo ele, foi uma de suas maiores realizações.
“Desde que fiz a prova da OBMEP pela primeira vez, tive vários incentivos para tentar melhorar minha avaliação cada vez mais, particularmente também por ter visto a premiação de um amigo que foi ouro no ano passado. Meu objetivo agora é continuar focando integralmente no aprendizado para, quem sabe, conquistar novamente esse prêmio na próxima OBMEP”, destacou.
Ao todo, 58 escolas públicas do Rio Grande do Sul receberam prêmio de destaque na Olimpíada. Dessas, três escolas são da 20ª CRE. São elas: Escola Estadual 20 de Setembro, de Caiçara, Escola Estadual Afonso Pena, de Frederico Westphalen, e Escola Estadual Básica José Cañellas, de Pinheirinho do Vale.
Ainda, na 19ª OBMEP foram premiados 82 professores de matemática das escolas públicas do Estado. Na região da 20ª CRE, a professora do Instituto Madre Tereza, Claudia Cargnin de Borba, e o professor Vanderlei Lazaroto da Escola Básica José Canellãs, de Pinheirinho do Vale, conquistaram premiação.
O coordenador regional de Educação, João Souza, parabenizou os estudantes e ressaltou a importância das Olimpíadas no desenvolvimento da aprendizagem em todas as etapas. “A conquista dos alunos reforça a qualidade do ensino oferecido em nossas escolas e também o nosso compromisso de, cada vez mais, construir uma educação pública de qualidade e com oportunidades para todos. E essa qualidade já pode ser confirmada pelas conquistas alcançadas pelos estudantes das escolas da 20ª CRE em competições como a Obmep. Estamos muito orgulhosos”, completou.
Confira os medalhistas da 20ª CRE na 19ª OBMEP:
Medalha de Ouro – Nível 3 – Ensino Médio
Instituto Estadual Madre Tereza, de Seberi
- Uziel Ferreira do Prado
Medalha de Prata – Nível 3 – Ensino Médio
Escola Estadual Básica José Cañellas, de Pinheirinho do Vale
- Vitor Kauê Lazaroto
Medalha de Bronze – Nível 1 – 6º e 7º ano do Ensino Fundamental
Escola Estadual Afonso Pena, de Frederico Westphalen
- Bernardo Pivetta Zart
- Murilo Hass da Silva
- Isabela Dreher
Escola Estadual Sepé Tiaraju, de Frederico Westphalen
- João Vitor da Silva
Medalha de Bronze – Nível 3 – Ensino Médio
Instituto Estadual Madre Tereza, de Seberi
- Leonardo Kopeski
Escola Estadual 20 de Setembro, de Caiçara
- Tiago Casarin
*Fonte: 20ª CRE