Região
Atualizado ontem às 12:03
Ametista do Sul passa a contar com cercamento eletrônico
Câmeras com possibilidade de consulta a placas de veículos e reconhecimento facial estão sendo instaladas
A Prefeitura de Ametista do Sul está investindo na modernização da segurança pública do município com a implantação de um sistema de videomonitoramento de alta tecnologia garantindo o chamado cercamento eletrônico da cidade.
O sistema prevê inicialmente a substituição das 16 câmeras já existentes e a instalação de mais cinco equipamentos com leitura de placas, estrategicamente posicionados nas principais saídas da cidade: Rodeio Bonito, Planalto, Frederico Westphalen, Linha Alta e um ponto móvel. Além disso, será montada uma sala de monitoramento dentro da Delegacia de Polícia Civil, fortalecendo a integração entre os órgãos de segurança.
Uma das grandes inovações do projeto é a interligação do sistema com a Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Estado. As câmeras com leitura de placas de veículos serão integradas ao Sistema de Segurança Estadual, permitindo a identificação em tempo real de veículos suspeitos ou com restrições, como roubos e furtos. Essa conexão com o banco de dados estadual reforçará a capacidade de resposta das forças policiais, ampliando a eficiência no combate ao crime.
De acordo com o prefeito Jadir Kovaleski, o projeto é uma prioridade para garantir maior tranquilidade à comunidade local e aos turistas que visitam a cidade. “Estamos utilizando recursos do município para modernizar o sistema de segurança, acompanhando as demandas da Polícia Civil e da Brigada Militar. Essa ação reforça nosso compromisso em proteger nossos cidadãos e nosso patrimônio, bem como garantir maior segurança para o número crescente de visitantes que vem atté a nossa cidade”, destacou o prefeito.
Já há uma empresa responsável pela instalação das câmeras. Essa empresa, vai instalar, por conta própria, quatro câmeras adicionais com captura e reconhecimento facial. Esses equipamentos possibilitarão uma identificação ainda mais precisa e rápida de pessoas, auxiliando diretamente nas investigações e prevenções de crimes.
Conforme a demanda das forças de segurança, o sistema poderá ser expandido com até 16 pontos adicionais. Todas as câmeras possuem resolução de 2688x1520 (4 megapixels), garantindo imagens nítidas e detalhadas para o monitoramento.
*Com informações Ascom/Ametista do Sul