Últimas
Publicado em 29/12/2021 às 16:33
Amzop estima perda acima de 70% nas lavouras de milho devido a estiagem
Reunião na primeira semana de Janeiro vai discutir os rumos a serem tomados pelas cidades prejudicadas com a estiagem
Dentre os 46 municípios da Região da Zona da Produção (AMZOP) mais de 30 enfrentam algum tipo de dificuldade em razão da estiagem. 20 já efetuaram decretos de emergência e aguardam pela homologação por parte da defesa Civil Estadual. Conforme o presidente da Amzop e Prefeito de São Pedro das Missões, Antônio Ferreira (PP) os prejuízos em lavouras de milho já ultrapassam 70% e a na Soja produtores registram perda de 20% nas plantações. “Essa crise hídrica registrada neste momento fará com que 2022 seja um ano de maior dificuldade, principalmente nos municípios que dependem, quase exclusivamente, da colheita de grãos”, disse o Presidente.
Outra preocupação é referente ao abastecimento de água, tanto potável, quanto para o trato animal. Antônio Ferreira deu um exemplo de sua cidade - São Pedro das Missões - para ilustrar a atual realidade devido à falta de chuvas. “Aqui em São Pedro das Missões estamos baixando as bombas de sucção nos poços artesianos todos os dias para conseguir garantir o abastecimento”, explicou.
O Presidente da Amzop disse que uma reunião está agenda para o dia 06 de Janeiro em Palmeira das Missões com a presença de representantes da Defesa Civil do Estado, Governo Federal e representantes Políticos da região, para tratar sobre o tema com todos os prefeitos envolvidos nesta crise.
Por fim, o Presidente da Amzop Antônio Ferreira disse que está confiante com a previsão de chuvas para a próxima semana. “Consultei alguns especialistas e a previsão para a próxima semana é de chuva mais volumosa aqui para a região”, pontuou o prefeito.