Geral
Atualizado em 22/01/2024 às 10:15
Antiga sede do Centro Cultural 25 de Julho é desmanchada
Terreno estará sendo preparado para receber as obras da nova sede
Um sonho antigo do Centro Cultural 25 de Julho, de Frederico Westphalen, está perto de ser concretizado, ainda na última semana uma equipe começou a desmanchar a atual sede da entidade, para dar espaço a nova estrutura mais moderna, maior, mas com as características da arquitetura alemã
– Nós já desmanchamos toda a antiga sede, com bastante cuidado para preservar a madeira pois, boa parte da estrutura em que era construída a nossa antiga sede será reutilizada para a construção da nova sede – comentou o presidente do Centro Cultural Igor Senger.
A captação
No início de junho de 2023 o projeto que visa a construção da sede do Centro Cultural foi aprovado por meio da Lei de Incentivo à Cultura (LIC) do Governo do Estado do Rio Grande do Sul. O projeto de Frederico Westphalen recebeu a liberação para a captação máxima do valor, no valor de R$ 2 milhões.
Senger salienta que a entidade ainda está buscando empresas que queiram se aliar a essa proposta. “O prazo para captação vai até agosto deste ano. Então, empresas que queiram contribuir, que tenham recolhimento do Imposto sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) no Rio Grande do Sul, são bem-vindas e estão sendo convidadas a estarem neste projeto conosco”, destacou.
O projeto
A edificação será no estilo alemão, com área construída de 557,70 m², que deve contemplar espaços fixos: hall de entrada, 2 banheiros comuns e 1 banheiro PNE, para pessoas com deficiência; recepção/foyer, sala de exposições/galeria de arte, auditório com palco de 43,28m², mais proscênio de 19,50m², com capacidade para até 295 lugares cadeiras (móveis), e urdimento com 8 m de altura permitindo iluminação cênica; 02 camarins, biblioteca e sala de aula com ligação para cozinha objetivando estudos de culinária. Espaços removíveis: sala de projeção audiovisual; sala acústica para ensaios de canto e música; sala de aula e ensaio de dança, espaço administrativo.
– Neste espaço vai ser incentivado a cultura alemã – dança, música, gastronomia – um espaço que poderá ser utilizado para outras atividades culturais como teatro, shows artísticos, artesanato, exposições enfim, uma obra muito bonita que vai ser construída aqui em Frederico Westphalen, para que toda a comunidade possa usufruir – completou o presidente do Centro Cultural.
O projeto será executado por profissionais do Studio de Arquitetura 187, terá duração total de 17 meses, e conta com a parceria e apoio de mais de 30 entidades representativas dos diversos segmentos culturais da cidade e região