Geral
Atualizado em 06/01/2023 às 15:55
Apenas 12% do lixo recolhido pelo Cigres é destinado à reciclagem
Somente o município de Palmitinho produziu 63 toneladas de lixo no mês de Dezembro.
O Consórcio Intermunicipal de Gestão de Resíduos Sólidos – (CIGRES), assumiu, desde o último mês do ano passado, a coleta seletiva do lixo no município de Palmitinho. Conforme o coordenador do consórcio Elton Tatto os dias e horários de coleta foram pré-determinados com a prefeitura. Nas segundas, quartas e sextas-feiras são recolhidos os resíduos orgânicos, e nas terças e quintas, o lixo seco.
A coleta tem início as 13h30min nas segundas, terças, quartas e sextas-feiras. E nas quintas-feiras iniciará às 07h. Conforme o levantamento do Cigres, somente em Dezembro foi coletado 63 toneladas de lixo em Palmitinho, um número considerado elevado devido ao a quantidade de habitantes. “Normalmente nos meses de Dezembro, Janeiro e Fevereiro o volume de dejetos é maior”, ressaltou Tato.
Durante entrevista ao Grupo Chiru o coordenador pediu que as pessoas tenham um maior cuidado com o lixo produzido diariamente e ressaltou sobre a importância da separação correta. “Temos mais de 100 pessoas que trabalham diretamente no consórcio, grande parte são famílias que dependem do trabalho de reciclagem”, explicou.
De todo o montante de resíduo coletado nas 31 cidades de atuação do Cigres, apenas 12% são reaproveitados para reciclagem. “É necessário aumentar e muito este número, e isso só vai mudar caso a população faça a sua parte”, pontuou Elton Tatto.