Segurança
Publicado em 24/03/2025 às 16:53
Após denúncia anônima, polícia flagra desmatamento em Novo Barreiro
Quase 20 mil metros de área foram suprimidos

A Brigada Militar, por meio do 3º Batalhão Ambiental (BABM), atendeu, no último sábado, 22 de março, a uma denúncia anônima que relatava a ocorrência de desmatamento no interior do município de Novo Barreiro. Durante a fiscalização, os policiais encontraram uma área de aproximadamente 20 mil metros quadrados desmatada na localidade de Linha Jogareta.
Durante a ação, foi constatado manejo florestal irregular em uma área total de 19.400 metros quadrados. A fiscalização identificou a abertura de uma estrada com supressão de árvores nativas, totalizando 1.000 m² dentro da mata ciliar do Rio da Várzea (Área de Preservação Permanente – APP). Além disso, verificou-se a supressão de vegetação em uma área adicional de 5.700 m² em APP (próxima ao Rio da Várzea e a uma sanga) e 12.700 m² fora de APP, conforme análise in loco e imagens de satélite (Google Earth).
Entre as espécies nativas suprimidas estavam exemplares popularmente conhecidos como camboatá, açoita-cavalo, timbó, canela, guavirova e angico, apresentando estágios de regeneração natural que variavam do inicial ao avançado. Parte da madeira derrubada foi empurrada para dentro do curso d’água.
As intervenções realizadas não possuíam autorização do órgão ambiental competente. Diante da constatação do crime ambiental, foi lavrado o respectivo Boletim de Ocorrência Policial.
*Informações BABM