Esportes
Publicado em 08/10/2024 às 13:05
Aravena ganha espaço e deve seguir no time do Grêmio contra o Atlético-MG
Após início tímido, atacante foi titular nas duas últimas partidas e marcou o primeiro gol pelo Tricolor
Autor de um dos gols na vitória sobre o Fortaleza por 3 a 1, na Arena, Alexander Aravena vem ganhando espaço na equipe do Grêmio, após um início tímido. O atacante chileno tem conquistado a confiança do técnico Renato Portaluppi e deverá seguir como titular diante do Atlético-MG, amanhã, às 19h30min, na Arena MRV, em Belo Horizonte, em duelo atrasado da 6ª rodada do Campeonato Brasileiro.
“Muito importante para mim o primeiro gol. Cheguei faz pouco e marcar com essa camiseta é muito lindo. Estou muito feliz”, disse o jogador, em entrevista no intervalo do jogo contra o Leão do Pici, na última sexta.
Para comprar Aravena da Universidad Católica (CHI) na metade deste ano, o Tricolor desembolsou cerca de 3,5 milhões de dólares (R$ 18,9 milhões, na cotação da época). Inicialmente, o jogador foi pouco utilizado por Renato, aparecendo em jogos que a opção fosse pelo time reserva. As vitórias fora de casa sobre o Athletico-PR e o Cuiabá são exemplos disso.
A primeira participação direta em gols aconteceu na vitória contra o Criciúma por 1 a 0, no dia 25 de agosto. O atacante deu a assistência para o gol de Monsalve, no Heriberto Hülse. Com pouca minutagem no profissional, Aravena foi deslocado para a equipe B, sendo escalado no Gre-Nal da Copa FGF, disputado no dia 18 de setembro. A ideia da comissão técnica era dar ritmo de jogo ao chileno, para que ele pudesse estar bem quando a oportunidade aparecesse. E ela não demorou muito para se apresentar.
Com a preservação de Soteldo contra o Botafogo, Aravena foi o escolhido para atuar no lado esquerdo. Além da parte ofensiva, o atacante teve boa participação defensiva. Em relação ao venezuelano, o chileno volta mais para fechar o espaço e dar proteção ao lateral-esquerdo Reinaldo. Essa soma de características o credenciou a seguir no time diante do Fortaleza.
“A escalação é toda feita pelo Renato, a preparação e plano de jogo é feita por ele. Só tivemos que interferir no plano de jogo. O Alex (Aravena) e o Soteldo, as escolhas e os momentos, a preparação feita por ele. Saímos satisfeitos com o desempenho”, declarou o auxiliar Marcelo Salles, na entrevista coletiva após o duelo contra os cearenses.
A convocação de Soteldo para a seleção da Venezuela faz com que essa disputa da vaga não aconteça neste momento, mantendo Aravena na equipe diante do Galo. Uma outra ausência por causa da data Fifa é Villasanti, que estará a serviço do Paraguai. A opção mais uma vez será Dodi, formando dupla de volantes com Pepê no setor.
A principal novidade para enfrentar o Atlético-MG será Igor Serrote, de 19 anos. O lateral-direito, desconvocado da Seleção Brasileira Sub-20, vai ocupar a vaga de João Pedro, suspenso pelo terceiro cartão amarelo. Fábio, o reserva imediato, também está suspenso. O camisa 2 foi expulso no banco de reservas contra o Leão do Pici, após reclamar efusivamente do árbitro do jogo na etapa final.
*Com informações do Correio do Povo