Geral
Atualizado em 30/10/2018 às 15:21
Assembleia Legislativa realiza audiência pela reativação da aduana de Porto Soberbo
Reivindicação é realizada pelos municípios integrantes da Rota do Yucumã
A luta dos municípios que compõem a Rota Turística do Yucumã, na região Celeiro e Noroeste do Estado, pela reativação dos serviços aduaneiros no Porto Soberbo, na divisa entre Brasil e Argentina, em Tiradentes do Sul, ganhou apoio da Assembleia Legislativa. Nesta terça-feira, 30 de outubro, requerimento do deputado estadual Eduardo Loureiro (PDT) foi aprovado na Comissão de Assuntos Municipais, para realização de audiência pública a fim de buscar medidas para o retorno das atividades.
Atualmente, uma balsa faz a travessia regular entre os dois países, mas não há qualquer controle alfandegário e aduaneiro sobre os veículos ou passageiros, fazendo com que os turistas argentinos que adentram no Rio Grande do Sul fiquem em situação irregular sem a tarjeta de imigração, fato que tem afastado muitos visitantes. “O turismo é uma atividade crescente em nossa região e esta falta de fiscalização faz com que muitos desistam de ingressar no Brasil pelo Porto Soberbo”, observa o prefeito de Tenente Portela, Clairton Carboni, que também é presidente da Rota Turística do Yucumã.
Para a audiência, ainda sem data definida, serão convidados os representantes dos ministérios das Relações Exteriores, Fazenda, Agricultura e Turismo, além da Receita Federal e secretarias do Estado afeitas ao tema, bem como todas as lideranças políticas e empresariais da região.
Fonte: Assessoria de Imprensa