Arquivo
Atualizado em 04/03/2016 às 16:27
Assinado termo de cooperação técnica que formaliza o projeto FGTAS/Sine na Escola
O projeto FGTAS/Sine na Escola, que orienta jovens adolescentes da rede pública estadual sobre o mercado de trabalho, foi formalizado na tarde desta sexta-feira, dia 4. O termo de cooperação técnica foi firmado entre a Fundação Gaúcha do Trabalho e Ação Social (FGTAS), a Secretaria do Trabalho e do Desenvolvimento Social (STDS) e a Secretaria da Educação (Seduc). O diretor-presidente da FGTAS, Juarez Santinon, destacou que o projeto é uma oportunidade para que os jovens se preparem e se informem sobre o mercado de trabalho. Acrescentou ainda que a proposta está em conformidade com o acordo de resultados da Fundação no que se refere à formação de trabalhadores.
O secretário do Trabalho e do Desenvolvimento Social, Miki Breier, ressaltou a importância do projeto e a sua adequação à política de efetivação de parcerias entre secretarias para ações de Estado que beneficiam a população. Por sua vez, o secretário da Educação, Vieira da Cunha, cumprimentou a FGTAS pela iniciativa e disse que “as escolas estão abertas para a execução do importante projeto que busca orientar e preparar profissionalmente os jovens para que construam uma sociedade melhor”.
O FGTAS/Sine na Escola prepara e gera conhecimento sobre o mercado e auxílio ao registro formal do trabalho, de modo a proporcionar aos jovens inserção e crescimento profissional e pessoal como trabalhador.
A iniciativa envolve palestras e atividades lúdicas nas salas de aula da rede pública de ensino com foco nas seguintes temáticas: elaboração de currículo, comportamento e técnicas eficazes para sucesso nas entrevistas de emprego, a importância da rede de contatos como modelo de oportunidade e crescimento, a comunicação não verbal, os benefícios de ingresso no mercado de trabalho formal, os direitos segurados e a importância da formação continuada. Também serão abordados, durante os encontros, os serviços prestados pela FGTAS como intermediação de mão de obra, emissão de CTPS, encaminhamento de seguro-desemprego e oportunidade de cursos de formação. Ascom FGTAS
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações