Arquivo
Atualizado em 06/01/2016 às 08:51
Atividades da Fundergs serão mantidas pela Secretaria do Turismo, Esporte e Lazer
O secretário do Turismo, Esporte e Lazer, Juvir Costella, garantiu nesta terça-feira, dia 5, que todos os projetos esportivos desenvolvidos pela Fundação de Esporte e Lazer do Rio Grande do Sul (Fundergs) serão mantidos. A incorporação da fundação à secretaria foi aprovada no final de dezembro, na última sessão de 2015 da Assembleia Legislativa, e sancionada hoje.
"É importante tranquilizar a sociedade e a comunidade esportiva gaúcha sobre o futuro do setor, que está garantido. As atividades da Fundergs serão incorporadas integralmente pela nossa secretaria. O poder público estadual segue trabalhando diariamente com o compromisso de intensificar as ações no esporte e até aumentar os recursos financeiros para os próximos anos”, garantiu Costella.
O secretário destacou que os recursos da Lei Pelé e os investimentos através da Consulta Popular estão assegurados e podem ser administrados pela Setel. “Apenas três estados brasileiros possuem uma fundação específica para gerir esses recursos, nas demais as ações são concentradas nas secretarias”, lembrou.
A medida faz parte da sexta fase do ajuste fiscal gaúcho e deve trazer economia superior a R$ 2 milhões por ano. De acordo com Costella, todas as atividades realizadas no Centro Estadual de Treinamento (Cete) serão mantidas, assim como a remodelação e ampliação do ginásio atual, além da construção de um novo ginásio poliesportivo no local, ainda este ano.
Além disso, está prevista a permanência integral do calendário esportivo da fundação, bem como o repasse dos recursos relativos aos editais firmados com prefeituras e instituições privadas sem fins lucrativos. Enquanto os trâmites de liquidação estiverem em andamento, os funcionários da Fundergrs seguirão trabalhando vinculados à fundação.
Texto: Comunicação/Setel Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações