Geral
Publicado em 16/05/2020 às 18:39
Atualização do distanciamento controlado contra Covid-19 coloca todo o RS em risco baixo ou médio
Nas únicas mudanças, região de Lajeado passou de bandeira vermelha para laranja, e a de Uruguaiana de amarelo para laranja
A nova atualização dos riscos de contágio de Covid-19 no Rio Grande do Sul – de acordo com as bandeiras determinadas pelo sistema de Distanciamento Controlado – coloca todas as regiões do Estado em nível baixo e médio de alerta. Ou seja, identificação amarela ou laranja. A região de Lajeado, única bandeira vermelha conforme o último registro, passou para a laranja, e a de Uruguaiana, que estava classificada como amarela, passa para a bandeira laranja.
Em Lajeado, o governo estadual apontou melhora em dois indicadores de velocidade do avanço de coronavírus: número de casos semanais e variação no número de internados por Síndrome respiratória aguda grave em Unidades de Terapia Intensiva. O primeiro caiu de 20% para 17% e no segundo houve redução em 7%.
No caso de Uruguaiana, o fator predominante para a alteração foi o acréscimo de casos confirmados pelo teste RT-PCR. Na semana passada, a soma das últimas duas semanas era de três casos, mas agora o número aumentou para sete no últimos 14 dias.
Óbitos no final de semana
Com o registro de mais quatro óbitos neste começo de final de semana, o Rio Grande do Sul soma pelo menos 138 mortes por Covid-19. As vítimas são de Encantado e Lajeado, no Vale do Taquari, Saldanha Marinho e Santa Maria. A Secretaria de Saúde de Encantando confirmou o óbito de um haitiano, de 40 anos, na noite dessa sexta-feira.
Ele estava internado na UTI do Hospital Universitário de Santa Maria desde do dia 6 de maio e já foi sepultado no cemitério de Encantado. Este é a primeira morte de um morador com Covid-19 na cidade, que soma 24 casos confirmados de coronavírus, segundo o boletim mais recente da Secretaria Estadual da Saúde.
Fonte: Correio do Povo