Últimas
Publicado em 02/04/2024 às 11:42
Autistas tem os mesmos direitos de pessoas com deficiência
Neste ano, a campanha enfatiza a hashtag #AutistaValorizeCapacidades nas redes sociais
Todos os anos, no dia 2 de abril, monumentos que são cartões-postais em várias partes do mundo se iluminam de azul, para chamar a atenção da sociedade para o transtorno do espectro autista, condição de saúde caracterizada por déficit na comunicação social e comportamento.
Mas, apesar dos esforços e avanços, como leis e campanhas, pessoas com autismo ainda enfrentam preconceitos e dificuldades. Entre elas está a inclusão escolar e no mercado de trabalho e a cobertura de planos de saúde. São direitos regulamentados, mas muitas vezes não cumpridos.
No Brasil, desde 2012, com a Política Nacional de Proteção dos Direitos da Pessoa com Transtorno do Espectro Autista, as pessoas com o transtorno passaram a ser reconhecidas e a ter os mesmos direitos de pessoas com deficiência.
O espectro do autismo é abrangente, como vários subtipos. Há desde pessoas com outros transtornos, doenças e condições associadas, até pessoas independentes. Algumas nem sabem que são autistas, pois jamais tiveram diagnóstico.
O neurologista Paulo Lobão, da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil, ressalta que muitas dificuldades encontradas se devem a falta de conhecimento da sociedade quanto ao transtorno. “O maior limitador hoje na sociedade é realmente o conhecimento do transtorno porque muita gente, a grande maioria da população, quando fala sobre autismo, imagina uma pessoa que tem um quadro de agressividade, um quadro de alto comprometimento, então cria-se um estereótipo muito negativo, um estereótipo muito severo, e que não é a grande maioria dos pacientes”, exemplifica o neurologista.
Sobre as denúncias, as pessoas com Transtorno de Espectro Autista possuem direito à credencial para pessoa com deficiência, desde que apresentem lado médico comprovando o comprometimento de mobilidade.
O Dia Mundial de Conscientização do Autismo foi definido pela Organização das Nações Unidas em 2007 e passou a fazer parte do calendário brasileiro em 2018. Neste ano, a campanha terá a hashtag #AutistaValorizeCapacidades nas redes sociais.
*Com informações Agência Brasil