Arquivo
Atualizado em 10/03/2016 às 08:00
Avançam as tratativas para inclusão de novos trechos gaúchos no Plano de Concessões Federal
O secretário dos Transportes, Pedro Westphalen, esteve em Brasília, nesta quarta-feira, dia 9, para, entre outros temas, tratar da inclusão de novos trechos rodoviários gaúchos no plano de concessões do governo federal.
Em audiência no Ministério dos Transportes, acompanhado da assessora da senadora Ana Amelia Lemos, Bonina Almeida, Westphalen se reuniu com a secretária executiva do Ministério dos Transportes, Natália Marcasa, e o secretário de Fomento para Ações de Transportes, Dino Antunes.
Westphalen reiterou o pedido de inclusão da BR-290 entre Porto Alegre e Caçapava do Sul, assim como a BR-386 até o município de Iraí. As análises estão sendo elaboradas via Procedimento de Manifestação de Interesse (PMI), onde empresas privadas promovem estudos dos trechos a serem concedidos.
O secretário da Fomento para Ações de Transportes disse que o prazo para o resultado das PMIs é até maio, com previsão de as obras começarem em 2017. Antunes destacou ainda que está confiante no sucesso do projeto. Conforme a secretária executiva, quando o MT obtiver os números dos estudos para trabalhar, uma nova reunião será agendada para averiguar a viabilidade de inclusão de novos trechos da BR-290.
Westphalen solicitou ainda a autorização para realizar estudos nas BRs 285, 470, 116 e 158. "São estradas importantes para nosso estado, vamos buscar interessados e tentar incluir essas rodovias no PMI”. Natália convidou o Westphalen a trazer empresas interessadas para trabalhar novos trechos e fazer uma aproximação com o governo federal.
Ainda durante o encontro, Westphalen entregou um abaixo-assinado organizado pelo deputado estadual Frederico Antunes com 54 assinaturas dos deputados gaúchos, reforçando o pedido de inclusão do trecho entre Eldorado do Sul e Caçapava do Sul, na BR-290.
A agenda do secretário em Brasília incluiu ainda reunião com o diretor de planejamento da Empresa de Planejamento e Logística - APL, João Victor Domingues, trataram principalmente dos trechos das ferrovias do RS a serem reincluídos no plano de concessões. Uma nova reunião na ANTT ficou agendada para o dia 22, onde a Secretaria dos Transportes realizará uma apresentação do material sobre as ferrovias junto com a APL.
Secom RS
Poliana Grudka- Jornalismo Grupo Chiru Comunicações